NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Estrada para a Nave de Santo António não está esquecida em Unhais

2009-06-23

00:00    00:00

No dia em que a Câmara inaugura uma ETAR e uma nova avenida, presidente da Junta lembra que é "imprescindível", no próximo mandato, reparar a estrada para a Serra.

Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), Campo das Torgas, Ponte das Lezírias e Avenida das Termas. Tudo isso inaugurado no passado domingo, 21, em Unhais da Serra, pela comitiva municipal liderada pelo presidente da autarquia, Carlos Pinto.

A ETAR, uma obra que ronda os 370 mil euros e com perto de mil metros quadrados, serve a freguesia de Unhais e está dimensionada para dois mil habitantes. Está ainda preparada para receber um caudal de 160 metros cúbicos por dia. Actualmente os números são um pouco "mais elevados" já que existe "entrada de água limpa" cuja origem ainda não se conhece, explica a representante das Águas da Serra, Orlanda Ilharco.

Para o presidente da Junta de Unhais, António João, a obra "concretiza um objectivo que qualquer sociedade organizada e evoluída prossegue: a ligação definitiva das condutas a céu aberto à ETAR". "Passamos a pertencer ao grupo das localidades que respeitam o ambiente", exclama, garantindo que "o saneamento básico já cobre 95 por cento da vila".

No que concerne à Ponte das Lezírias e à Avenida, António João considera que a obra pode dar "um novo impulso à actividade comercial" da vila. Mas avisa "a quem estiver na cadeira do poder" que "é imprescindível que o próximo mandato autárquico seja orientado no sentido de garantir a reparação da estrada para a Nave de Santo António".

Também Carlos Pinto considera a obra importante. "É um projecto que nos próximos quatro anos não poderá deixar de ser feito", afirma. O presidente do município lembrou ainda "o edifício que se encontra já em construção, o edifício de apoio à praia fluvial". Segundo o autarca a obra deverá estar pronta durante o mês de Setembro deste ano.

"Este conjunto de obras totaliza cerca de três milhões e meio de euros. Uma pequena parte foi financiamento comunitário, o resto foi assegurado pela Câmara Municipal da Covilhã", revela, frisando que "estamos a realizar obras que outros prometeram, que outros falaram".



Autor
João Filipe Pereira

Categoria
Secções Actualidade

Palavras-Chave
Unhais / Serra / ETAR / António / Residuais / Campo / Torgas / Termas / Estação / Tratamento

Entidades
Carlos Pinto / Orlanda Ilharco / António João / Junta / Junta de Unhais

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Ministro lança barragem

Álvaro Santos Pereira na Covilhã sexta-feira, 29...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL