Para evitar aumentos no preço da água.
O presidente do conselho de administração da empresa Águas do Zêzere e Côa (AZC) defendeu na passada quinta-feira, 23, a aplicação do princípio da "solidariedade inter-regional" para evitar a subida do preço da água nas regiões do Interior do País.
Segundo o administrador da AZC, João Pedro Rodrigues, o custo do metro cúbico de água no Litoral é menor do que aquele que é praticado na região abrangida pela empresa, pelo que defenda que no futuro deva ser praticado "um preço social justo e equitativo" em todo o território.
Durante um encontro com os jornalistas, onde foi feito o balanço de dez anos da actividade da empresa que tem sede na Guarda, o responsável apontou que em relação à electricidade, aos serviços postais e às telecomunicações "os custos dos serviços nas diferentes regiões, são diferentes, no entanto, o preço do serviço é igual em qualquer das regiões" do País. "Isso chama-se solidariedade inter-regional", declara, referindo que este princípio permite que "nas zonas de maior capacidade económica" estejam "a ser praticados preços, talvez, superiores aqueles que poderiam ser, de modo a amenizar preços noutros locais, num princípio de franca solidariedade inter-regional". João Pedro Rodrigues considera que a aplicação deste princípio "é uma questão de justiça, que a seu tempo, certamente, acabará por se concretizar".
(Notícia completa na edição papel)
Autor
Notícias da Covilhã
Palavras-Chave
Zêzere / AZC / água / Côa / evitar / País / Cõa / Interior / solidariedade / inter-regional
Entidades
João Pedro Rodrigues / Águas do Zêzere / Côa / AZC / Interior do País
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Cada vez mais municípios ameaçam deixar Aguas do Zêzere e Côa...
Meta apontada por Jorge Patrão...