Sobral nas aldeias do xisto

2010-12-30

O concurso para escolher a empresa que vai criar o percurso referente ao concelho da Grande Rota do Zêzere também foi aberto.

A Câmara Municipal da Covilhã formalizou na passada sexta-feira, 17, na última reunião pública do executivo, a adesão de Sobral de São Miguel à Rede de Aldeias do Xisto.
O município votou a validação da candidatura e abriu também o concurso público para a elaboração do troço do concelho da Grande Rota do Zêzere, percurso pedestre que visa potenciar os recursos endógenos da aldeia.
A Rede Aldeias do Xisto, gerida pela ADXTUR - Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, conta com 24 aldeias no seu roteiro e Sobral de São Miguel será a primeira do concelho da Covilhã a integrar o projecto.
"É importante fazer parte desta associação. Sobral de São Miguel, quer seja nas características da própria aldeia, quer seja na extracção, na produção do xisto, tem uma preponderância grande dentro do nosso concelho e é justo que integre esta rede de Aldeias do Xisto", disse Pedro Silva, vereador responsável pelo pelouro das freguesias.
Para já, não se perspectiva a adesão de mais nenhuma localidade covilhanense, ainda que em outras aldeias e xisto tem, ou já teve um papel central, como é o caso de São Jorge da Beira.
Pedro Silva que a adesão de mais aldeias não depende do município, mas de um eventual convite que surja por parte da ADXTUR, depois de analisadas as características e potencial das localidades.
Aldeia deu a conhecer as suas tradições
No último sábado, 19, Sobral de São Miguel recebeu já uma iniciativa relacionada com a candidatura à Rede de Aldeias do Xisto, com um percurso pelas tradições de Natal da terra. Durante a manhã deram-se a conhecer os costumes e gastronomia desta quadra, com um percurso pelos fornos comunitários, pelos moinhos, pelas exposições sobre o ferreiro e o sapateiro e um contacto com os utensílios típicos da vida na aldeia. O trajecto culminou num almoço tradicional.
A autarquia iniciou também na sexta-feira o processo para o arranque da Grande Rota do Zêzere no concelho. "Tem de ser feito até 31 de Dezembro. O procedimento já deveria estar em curso, não estando em curso convém abri-lo até final do ano. Vamos começar a tramitar para quando chegue o momento de implementação da rota esteja escolhida a empresa que fará a implementação", explica Pedro Silva.
O programa das Aldeias do Xisto tinha como estratégia de operação a recuperação das tradições, a valorização do património arquitectónico construído, a dinamização das artes e ofícios tradicionais e a defesa e preservação da paisagem envolvente. O objectivo é a melhoria da qualidade de vida das populações das aldeias, qualificando o seu tecido social e agregando-as num processo participativo de desenvolvimento. Pretende-se que as freguesias que têm em comum o xisto se transformem em pólos de atracção turística dinâmicos que estimulem a criação de uma nova base económica de captação de visitantes e de investimento privado.

Ana Ribeiro Rodrigues

aldeias / xisto / Sobral / Zêzere / Miguel / aldeia / Rede / concelho / Rota / Câmara

Pedro Silva / Rede de Aldeias do Xisto / ADXTUR / Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto / Grande Rota do Zêzere