NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Ovelhas e lã: as estrelas do Chocalhos

2010-09-16

00:00    00:00

Festival da Transumância este fim-de-semana em Alpedrinha.

Vão ser três dias de animação, mas sobretudo à volta da temática da pastorícia, do gado, da lã. Alpedrinha é palco, de amanhã, sexta-feira, 17, a domingo, 19, do "Chocalhos 2010", Festival dos Caminhos da Transumância, uma actividade exercida pelos pastores que levavam os seus rebanhos para grandes distâncias à procura dos melhores pastos quando estes escasseavam nos locais de origem.

Organizado pela Câmara do Fundão, em colaboração com a Junta de Alpedrinha e Fundão Turismo, o "Chocalhos" é, segundo a autarquia, um evento cultural que pretende "revivificar com um alargado conjunto de iniciativas, cruzando a música pastoril, os produtos locais com as paisagens, a realidade com os sonhos". Este ano, há algumas novidades. Segundo as entidades organizadoras, o sucesso do "Chocalhos" estava a tornar-se no pior inimigo do evento, pois havia quem visitasse o certame sem perceber muito bem qual a sua temática. Daí que a pastorícia volta a ocupar o palco principal desta iniciativa, sendo criados dois novos espaços, a Casa do Pátio e o terreiro de Santo António, em que estarão expostas três espécies diferentes de ovelhas da região: a churra do campo, a bordaleira e a merina. A lã volta a ser prioritária, tendo mesmo uma oficina e outras actividades ligadas a ela.

Outra das preocupações para este ano é melhorar a fluidez de tráfego de automóveis e pessoas, a mobilidade e segurança. Assim, serão criados três parques de estacionamento, um a norte e outro a sul de Alpedrinha, bem como um espaço destinado a autocarros. O objectivo é libertar a Aldeia Histórica de carros, pelo que haverá autocarros em permanência do Fundão a Alpedrinha, e transfers desde os parques de estacionamento até ao centro da vila.

O programa

Quanto ao cartaz, tem para sexta-feira, 17, às 18 horas, agendada a abertura com arruada pelos zabumbas de Alpedrinha e pela Tintinábulo, de Espanha. À mesma hora há uma oficina de feltro no Terreiro de Santo António, e depois, pelas 21 horas, uma demonstração da feitura da travia e de queijo pela Associação de Queijeiros da Soalheira, no mesmo local. Ao longo da noite, muita animação de rua com grupos de bombos, com os Tokavacalhar, Ovelha Negra, Foles da Beira. Às 21 actua também o Grupo de Cantares Ponto e Linha, do Souto da Casa, e às 23 horas, lo Largo do Chafariz, actuam os Musicalbi. Para a meia-noite e meia, no mesmo local, está marcada a apresentação do novo CD dos Velha Gaiteira, um grupo do Paul que nasceu com o intuito de divulgar a gaita de fole.

Dia 18 a abertura do "Chocalhos" está marcada para as 10 horas. Às 14 horas há um concurso pedagógico do Cão Serra da Estrela, no Terreiro, bem como a construção de instrumentos musicais pastoris, pela Associação de Artes e Saberes Tradicionais (OCAIA). Às 20 horas e 30 actua o Grupo de Cantares de Alpedrinha, no Terreiro, e às 22 horas, na Casa do Pátio, destaque para a actuação de Pedro e os cardadores. Às 23 horas e 30 realiza-se o concerto "O romance da transumância", de Sebastião Nunes, vocalista do grupo Quadrilha.

No domingo, 19, um dos momentos mais aguardados pelos visitantes: um percurso pedestre com rebanhos entre Fundão e Alpedrinha. O ponto de encontro é a praça do município.

Segundo a organização, este é um evento que todos os anos mobiliza entre 20 a 30 mil pessoas, um número que se espera repetir. Para isso há também cerca de 60 lojas ao dispor dos visitantes, venda de artesanato, tasquinhas e produtos locais.



Autor
João Alves

Categoria
Local Fundão

Palavras-Chave
Alpedrinha / Chocalhos / Transumância / Festival / Fundão / terreiro / locais / Casa / evento / volta

Entidades
Ovelha Negra / Paul / Pedro / Sebastião Nunes / Junta de Alpedrinha

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Chocalhos espera movimentar um milhão

Festival da Transumância decorre entre sexta-feira e domingo...

Feira raiana até domingo

Em Idanha-a-Nova...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL