Câmara promove campanha de promoção. Fruto, este ano, está mais caro.
A cozinha da selecção portuguesa de futebol vai receber Cereja do Fundão fresca, todos os dias, a partir desta semana, no âmbito da campanha anual de promoção do fruto, anunciou na passada segunda-feira, 17, a autarquia fundanense.
A cereja colhida na Serra da Gardunha vai ser oferecida directamente nos hotéis em que a selecção está a estagiar, a poucos quilómetros, na vizinha cidade da Covilhã. Apesar de a colheita estar atrasada cerca de três semanas, "a cereja ainda vai ajudar a marcar golos na África do Sul. Os produtores vão apanhar a melhor para entregar em quantidades a acertar diariamente", explica o presidente da Câmara do Fundão, Manuel Frexes. O autarca falava na conferência de imprensa de apresentação da campanha "Cereja do Fundão - O fruto da nossa Selecção" que envolve 200 produtores associados da empresa de embalamento e comercialização Cerfundão.
Durante os meses de Junho e Julho a região responsável por metade da cereja produzida em Portugal vai oferecer 10 toneladas do fruto em eventos em vários pontos do País e em Espanha. A cereja vai ser oferecida no dia 1 de Junho à entrada do jogo Portugal - Camarões, de preparação para o Campeonato do Mundo, na Covilhã, e no resto do mês em acções de rua da Vodafone, em três comboios Alfa Pendulares e na estação de Santa Apolónia, em Lisboa. Foram ainda estabelecidas parcerias para venda em eventos da rede Aldeias do Xisto, em 23 áreas de serviço de auto estradas da Eurest e em diversas feiras temáticas pelo País. A CP vai ainda criar o "Comboio da Cereja", que decorrerá durante os domingos de Junho, para promover visitas a pomares de cereja, à Aldeia Histórica de Castelo Novo e a Alpedrinha.
De 10 a 13 de Junho a principal freguesia produtora de cereja, Alcongosta, organiza a Festa da Cereja, em que as ruas da aldeia são preenchidas com bancas de produtos locais à base de cereja. Os novos pratos com o fruto do Fundão vão também estar em destaque no festival gastronómico "Fundão, aqui come-se bem" e no festival da Escola Profissional da Cidade, de 25 a 27 de Maio. "Este ano fomos um pouco mais comedidos no orçamento, apostámos mais nas parcerias com privados", refere Manuel Frexes. A campanha está orçada em 20 mil euros.
Produção cai para metade, preço aumenta
A quantidade de cereja deverá este ano cair para metade e provocar um aumento de preço, com os primeiros frutos vendidos a 20 euros o quilo à beira da estrada, disseram fontes do sector que garantem a qualidade do fruto. "Este ano deve ser produzida cereja com boa qualidade porque há muita humidade, o que vai resultar em cerejas de bom calibre", diz Luís Martins, produtor e presidente da Junta de Freguesia de Alcongosta, onde se situa a maioria dos cerejais. A qualidade está garantida, refere, mas a colheita está atrasada devido ao inverno frio e chuvoso e a quantidade vai cair: "Deverá ser colhida metade da cereja que é habitual no concelho do Fundão, ou seja, a produção deverá situar-se entre 4000 a 4500 toneladas". "O preço possivelmente vai aumentar, o que é bom para o produtor", acrescenta.
Um facto comprovado por quem já comprou as primeiras cerejas colhidas na Serra da Gardunha à beira da estrada, junto ao Fundão. "Cada quilo de cereja estava a ser vendido no final da última semana a 20 euros o quilo", confirma o presidente da Câmara do Fundão, Manuel Frexes. Um preço "exorbitante", típico dos primeiros dias de venda de cereja, reconheceu, mas que ainda assim é mais alto que em anos anteriores, antevendo uma subida do preço.
Autor
Notícias da Covilhã
Palavras-Chave
Cereja / Fundão / selecção / Fruto / Junho / Câmara / campanha / Frexes / preço / Manuel
Entidades
Manuel Frexes / Luís Martins / Selecção / Camarões / Vodafone
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Cereja do Fundão vai ser promovida, em Junho, nos aviões daTAP. Objectivo é apostar na internacional...
Freguesia realiza este fim-de-semana Feira Agrícola...