NEWSLETTER MEDIA ENGLISH
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Cereja do Fundão na cozinha da selecção

2010-05-18

00:00    00:00

Câmara promove campanha de promoção. Fruto, este ano, está mais caro.

A cozinha da selecção portuguesa de futebol vai receber Cereja do Fundão fresca, todos os dias, a partir desta semana, no âmbito da campanha anual de promoção do fruto, anunciou na passada segunda-feira, 17, a autarquia fundanense.

A cereja colhida na Serra da Gardunha vai ser oferecida directamente nos hotéis em que a selecção está a estagiar, a poucos quilómetros, na vizinha cidade da Covilhã. Apesar de a colheita estar atrasada cerca de três semanas, "a cereja ainda vai ajudar a marcar golos na África do Sul. Os produtores vão apanhar a melhor para entregar em quantidades a acertar diariamente", explica o presidente da Câmara do Fundão, Manuel Frexes. O autarca falava na conferência de imprensa de apresentação da campanha "Cereja do Fundão - O fruto da nossa Selecção" que envolve 200 produtores associados da empresa de embalamento e comercialização Cerfundão.

Durante os meses de Junho e Julho a região responsável por metade da cereja produzida em Portugal vai oferecer 10 toneladas do fruto em eventos em vários pontos do País e em Espanha. A cereja vai ser oferecida no dia 1 de Junho à entrada do jogo Portugal - Camarões, de preparação para o Campeonato do Mundo, na Covilhã, e no resto do mês em acções de rua da Vodafone, em três comboios Alfa Pendulares e na estação de Santa Apolónia, em Lisboa. Foram ainda estabelecidas parcerias para venda em eventos da rede Aldeias do Xisto, em 23 áreas de serviço de auto estradas da Eurest e em diversas feiras temáticas pelo País. A CP vai ainda criar o "Comboio da Cereja", que decorrerá durante os domingos de Junho, para promover visitas a pomares de cereja, à Aldeia Histórica de Castelo Novo e a Alpedrinha.

De 10 a 13 de Junho a principal freguesia produtora de cereja, Alcongosta, organiza a Festa da Cereja, em que as ruas da aldeia são preenchidas com bancas de produtos locais à base de cereja. Os novos pratos com o fruto do Fundão vão também estar em destaque no festival gastronómico "Fundão, aqui come-se bem" e no festival da Escola Profissional da Cidade, de 25 a 27 de Maio. "Este ano fomos um pouco mais comedidos no orçamento, apostámos mais nas parcerias com privados", refere Manuel Frexes. A campanha está orçada em 20 mil euros.

Produção cai para metade, preço aumenta

A quantidade de cereja deverá este ano cair para metade e provocar um aumento de preço, com os primeiros frutos vendidos a 20 euros o quilo à beira da estrada, disseram fontes do sector que garantem a qualidade do fruto. "Este ano deve ser produzida cereja com boa qualidade porque há muita humidade, o que vai resultar em cerejas de bom calibre", diz Luís Martins, produtor e presidente da Junta de Freguesia de Alcongosta, onde se situa a maioria dos cerejais. A qualidade está garantida, refere, mas a colheita está atrasada devido ao inverno frio e chuvoso e a quantidade vai cair: "Deverá ser colhida metade da cereja que é habitual no concelho do Fundão, ou seja, a produção deverá situar-se entre 4000 a 4500 toneladas". "O preço possivelmente vai aumentar, o que é bom para o produtor", acrescenta.

Um facto comprovado por quem já comprou as primeiras cerejas colhidas na Serra da Gardunha à beira da estrada, junto ao Fundão. "Cada quilo de cereja estava a ser vendido no final da última semana a 20 euros o quilo", confirma o presidente da Câmara do Fundão, Manuel Frexes. Um preço "exorbitante", típico dos primeiros dias de venda de cereja, reconheceu, mas que ainda assim é mais alto que em anos anteriores, antevendo uma subida do preço.



Autor
Notícias da Covilhã

Categoria
Local Fundão

Palavras-Chave
Cereja / Fundão / selecção / Fruto / Junho / Câmara / campanha / Frexes / preço / Manuel

Entidades
Manuel Frexes / Luís Martins / Selecção / Camarões / Vodafone

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Cereja promovida em campanha mais económica

Autarquia diz que vai poupar cerca de 90 por cento na factura...

Cereja do Fundão promovida de avião

Cereja do Fundão vai ser promovida, em Junho, nos aviões daTAP. Objectivo é apostar na internacional...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL