NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Espanhois querem nova ligação ao distrito

2010-09-18

00:00    00:00

Uma ponte sobre o rio Sever.

Os autarcas espanhóis de Cedillo, Herrera de Alcântara e Santiago de Alcântara defendem uma nova ligação ao distrito de Castelo Branco no concelho de Vila Velha de Ródão, disse à Lusa o Alcaide de Cedillo, António Riscado.

A construção de uma ponte sobre o rio Sever, junto a Perais e Monte Fidalgo (concelho de Vila Velha de Ródão), e dentro da albufeira da Barragem de Cedillo (a 30 quilómetros de Castelo Branco) pode ser a solução.

Perante esta manifestação dos autarcas espanhóis, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Joaquim Morão, afirma estar empenhado em tornar esse objectivo uma realidade. "As populações espanholas, junto ao Rio Tejo, têm uma grande aspiração em terem uma ligação mais curta a Castelo Branco. A cidade espanhola que lhes está mais perto (Cáceres) dista mais 120 quilómetros, e Castelo Branco fica a cerca de 30", diz Joaquim Morão. "Com esta nova ligação todas aquelas pessoas passarão a fazer parte das suas vidas junto de Castelo Branco", admite.

Após uma visita efectuada, na semana passada, ao local, o presidente da Câmara de Castelo Branco diz estar disponível para dar o seu contributo para resolver a situação. "Iremos desenvolver contactos com a Deputación de Cáceres e do Governo da Extremadura, para que consigamos concretizar este objectivo", assegura.

Também a presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Maria do Carmo Sequeira concorda com a construção da ponte sobre o Rio Sever junto àquelas duas freguesias do seu concelho. A autarquia tem mesmo um estudo que data da década de 1970, onde se previa a construção de uma ponte, junto à Barragem de Cedillo, mas sobre o Rio Tejo.

Actualmente, as populações espanholas de Cedillo, Herrera de Alcântara e Santiago de Alcântara têm na Barragem de Cedillo uma das portas de entrada em Portugal. No entanto, a circulação de veículos em cima do paredão daquela estrutura só é permitido aos fins-de-semana e em horário reduzido. A barragem de Cedillo une os rios Sever e Tejo, e as suas margens encontram-se nos concelhos de Nisa, Vila Velha de Ródão e Cedillo.



Autor
Notícias da Covilhã

Categoria
Local Castelo Branco

Palavras-Chave
Castelo / Branco / Cedillo / rio / Velha / Vila / Sever / Ródão / Alcântara / António

Entidades
Alcaide de Cedillo / António Riscado / Joaquim Morão / Lusa / rio Sever

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Protestos contra as portagens a 8 de cada mês

Em Fevereiro é pedido aos condutores que circulem "nas desgraçadas" alternativas...

Novas carruagens dentro de dois anos

Secretário de Estado das Infra-estruturas informa que as carruagens vão ser substituídas quando term...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL