Dia 15 de Abril.
D.Manuel Clemente, Bispo do Porto, é, sem dúvida, entre os intelectuais portugueses, aquele que mais conhece por dentro os dinamismos sociais, religiosos e políticos que levaram à implantação da República em 5 de Outubro de 1910.
Prémio Pessoa/2009, membro efectivo da Comissão Nacional organizadora das comemorações do 5 de Outubro de 1910, figura mediática muito conhecida do público em geral pela sua presença regular na televisão e na rádio, D. Manuel Clemente tem, acima de tudo, o mérito de ter dedicado, em grande medida, a sua larga carreira académica ao estudo aprofundado da sociedade portuguesa a partir dos tempos do Liberalismo.
Tem sabido, como ninguém, traduzir em linguagem muito acessível ao público em geral as grandes questões que são recorrentes em Portugal, ao longo dos últimos dois séculos, nomeadamente no que diz respeito à relação da sociedade civil com os poderes instituídos.
É esta figura que vai estar na Guarda no dia 15 de Abril, uma quinta-feira, às 21 horas, na sala da Assembleia Municipal da Guarda.
Vem falar sobre os movimentos sociais e políticos da sociedade portuguesa que levaram ao cinco de Outubro de 1910.
Inauguram-se, assim, uma série de intervenções públicas que a Diocese da Guarda pretende distribuir ao longo deste ano de 2010 para assinalar acontecimentos de há 100 anos ligados à implantação da República que marcaram profundamente a cidade.
Autor
Notícias da Covilhã
Palavras-Chave
Clemente / Outubro / Guarda / D.Manuel / Bispo / Porto / sociedade / Abril / República / portugueses
Entidades
D. Manuel Clemente / D.Manuel Clemente / 15 de Abril D.Manuel Clemente / Comissão Nacional / Bispo do Porto
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
No Paul, onde surgirá em 2011 um Centro de Estudos sobre a obra do autor...
Vereador socialista elogia a sua acção na Covilhã...