NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Diocese promove fim-de-semana monástico

2010-10-21

00:00    00:00

Dias 6 e 7 de Novembro.
A Diocese da Guarda promove, nos dias 6 e 7 de Novembro, um fim-de-semana monástico, no Centro Apostólico D. João de Oliveira Matos, na cidade da Guarda.

Estarão presentes três monges do mosteiro de Sobrado – Galiza, dois portugueses e um espanhol, a orientar estes dois dias, sendo o objectivo da iniciativa tentar implantar, por um fim-de-semana, a vida cisterciense no nosso País.

O encontro tem início às 9 horas e 30 de sábado e termina com o almoço de domingo. Sendo as inscrições limitadas, quem desejar obter mais informações deverá fazê-lo para: moiteiroramos@gmail.com.

A vida contemplativa, tal como afirma o decreto sobre a Actividade Missionária da Igreja, do concílio Vaticano II, faz parte da plenitude da presença da Igreja e é preciso implantá-la nas novas Igrejas. A implantação da vida monástica nas dioceses é um elemento essencial para a realização da missão da Igreja e, de um modo particular, para a evangelização a que todos estamos chamados. O nosso país tem uma carência muito acentuada de presença da vida monástica masculina, e todos os esforços devem ser feitos para que "a venerável instituição da vida monacal que ao longo dos séculos, tão extraordinários méritos alcançou para a Igreja e para a sociedade humana" (PC 9), seja conhecida, amada e desenvolvida nas nossas dioceses. A tradição monástica de Portugal, para além dos beneditinos, dos cartuxos e outros, foi a implantação dos cistercienses do norte ao sul do País, com uma presença muito significativa, para além da vida religiosa, no campo da cultura e da agricultura. Neste momento há, pelo menos, três portugueses em mosteiros cistercienses da Galiza, na Espanha: um noviço, um professo temporal e um professo solene. São a esperança de que a planta, outrora tão fecunda da vida cisterciense, volte a ser um caminho para procurar a Deus num mundo tão carenciado de sinais da Sua presença.



Autor
Notícias da Covilhã

Categoria
Secções Religião

Palavras-Chave
Novembro / Guarda / vida / Igreja / promove / monástico / Matos / Centro / Apostólico / João

Entidades
Deus / Actividade Missionária da Igreja / Igreja / Igrejas / Diocese da Guarda

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Bispo lembra obra de D.João Oliveira Matos

Liga dos Servos de Jesus assinalou 50 anos de vida...

Onda de esperança na visita do Papa

Bispo da Guarda faz balanço da visita de Bento XVI...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL