Nenhuma escola encerrará no concelho este ano

2011-08-04

Garantia deixada pelo vice-presidente da autarquia.
"Não vão encerrar escolas no concelho". A garantia foi deixada pelo vice-presidente da Câmara de Belmonte, David Canelo, na última reunião do executivo, questionado sobre o possível fecho de mais de 200 escolas em todo o País anunciado em Julho pelo Governo.
"Aqui isso não acontecerá. É preciso o acordo com autarquias e das 266 que vão fechar este ano já existe esse acordo. Não é o nosso caso" afirma o autarca e, simultaneamente, presidente do Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral. Canelo critica ainda as políticas governamentais. "Não é matando as aldeias que se têm melhores condições de vida" afirma.
Este ano, na Escola Pedro Álvares Cabral, registou-se uma melhoria no que toca aos resultados do nono e 12º ano. "É justo enaltecer os resultados deste ano, que foram bastante positivos, melhores que no ano anterior. Nas disciplinas mais fortes, de acesso ao Ensino Superior, foram acima da média, e isso irá catapultar a escola nas futuras classificações dos rankings" diz o vereador Jorge Amaro. Mas Canelo é mais cauteloso. "Se às vezes ocupamos os lugares cimeiros do ranking e em outras vezes não, se temos os mesmos professores, a mesma escola, devemos então olhar para as capacidades dos alunos. Ou seja, há alguns mais competentes que outros2 afirma o presidente do Agrupamento, que diz não estar totalmente satisfeito com os resultados do nono ano. Já no 12º ano, "estamos acima da média, à excepção de matemática" diz. Já sobre os rankings, diz ser um assunto "pouco pacífico".

Centro Educativo em obras

Em obras continua o Centro Educativo, onde, no próximo ano lectivo, os alunos terão já um novo refeitório e duas salas para Actividades de Tempos Livres. Obras que segundo Jorge Amaro deveriam ter sido "melhor planeadas" já que se iniciaram ainda com alunos do pré-escolar no recinto educativo e com os ATL a funcionarem. "A escola sede poderia ter assumido a recepção de alunos temporariamente. Ter máquinas, pó e barulho ao lado de crianças não é aconselhável. O ATL ainda está a funcionar" lembra.
Mas Amândio Melo diz que as obras só começaram "quando as aulas acabaram". E a simultaneadade com o pré-escolar foram apenas dois dias "em que as obras foram suspensas". Quanto aos ATL, diz que são da responsabilidade de uma associação privada, que está no recinto por empréstimo e que caso queira sair "têm alternativas".

João Alves

Local Belmonte

concelho / escola / Garantia / vice-presidente / Canelo / deixada / escolas / afirma / ATL / Cabral

Pedro Álvares Cabral / Jorge Amaro / Amândio Melo / outros2 / Centro Educativo