NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Beira Interior votou Cavaco

2011-01-26

00:00    00:00

Presidente da República com ampla votação na região.

Tal como em quase todo o País, Cavaco Silva venceu de forma folgada nos distritos de Guarda e Castelo Branco, com especial relevância para este último onde, na passada semana, na "terra de José Sócrates", Manuel Alegre tinha tido o maior "banho" de apoio à sua candidatura. Mas na mesa de votos, no passado domingo, 23, essa simpatia pelo poeta político não ficou expressa nos totais dos 11 concelhos do distrito, já que Cavaco Silva venceu em todos.
Apesar de ter menos 11 mil e 100 votos, Cavaco Silva venceu as eleições presidenciais no distrito de José Sócrates, Castelo Branco, com 53,81 por cento - mais 4,1 por cento que em 2006. Cavaco Silva ganhou em todos os municípios com percentagens que variam entre 41,42 por cento na Covilhã e 79,18 por cento em Oleiros. Nos quatro concelhos da região do Pinhal (Proença, Sertã, Vila de Rei e Oleiros) o Presidente da República reeleito obteve mais de 72 por cento dos votos.
Manuel Alegre conquistou 22,64 por cento dos votos no distrito, variando entre 9,95 por cento dos votos em Vila de Rei e 32,46 por cento em Ródão. Fernando Nobre conseguiu ter mais sete votos que Alegre no concelho de Vila de Rei, mas a nível distrital ficou no terceiro lugar com 12,43 por cento da votação. O candidato apoiado pelo PCP, Francisco Lopes, teve 5,31 por cento dos votos do distrito, mas a pouca distância ficou a surpresa José Manuel Coelho, que obteve 4,49 por cento dos votos. Mais curioso é ainda verificar que o madeirense ultrapassou o comunista em sete concelhos: Penamacor, Idanha, Fundão, Proença, Oleiros, Sertã e Vila de Rei. Já Defensor de Moura teve 1,33 por cento dos votos no distrito. Tal como no País, saltou à vista o crescimento da abstenção (de 38,63 em 2006 para 52,93).
"Esperava-se mais para Alegre"
Em declarações à Lusa, João Canavilhas, docente da Universidade da Beira Interior e director do jornal online da instituição Urbi e Orbi, afirma que esperava um resultado mais expressivo de Alegre no distrito. "Tendo em conta que foi um dos poucos distritos onde José Sócrates se empenhou pessoalmente a apoiar Manuel Alegre, seria de esperar um resultado melhor", destacou. O professor universitário realça que "PS e Bloco de Esquerda somaram 50 por cento dos votos no distrito, nas últimas legislativas, e Alegre não consegue nem metade disso", conclui. Segundo refere, "os resultados mostram que a participação da máquina do PS nesta campanha não produziu efeitos, o que também era de esperar face à actual situação do País".
Cavaco ganha em todos os concelhos da Guarda
No distrito vizinho, Guarda, Cavaco Silva venceu as eleições em todos os concelhos e Manuel Alegre ficou abaixo da votação alcançada em 2006, tendo Fernando Nobre ficado pelos 12,49 por cento, abaixo da média nacional.
O candidato vencedor conseguiu 42 mil 762 votos (59,98 por cento) enquanto que Manuel Alegre obteve 13 mil 608 (19,09), seguindo-se Fernando Nobre com oito mil 903 (12,49). Cavaco obteve a vitória mais expressiva no concelho de Aguiar da Beira, com 69,43 por cento de votos e Manuel Alegre em Manteigas com 26,84. Francisco Lopes não foi além dos 3,8 por cento no distrito, pouco à frente dos 3,57 por cento de José Manuel Coelho. Quanto a Defensor Moura, atingiu os 1,08 por cento.
O candidato reeleito ganhou em todos os concelhos do distrito, tal como em 2006, mas naquele ano obteve 60,33 por cento da votação. Alegre ficou com 19,09 por cento dos votos quando em 2006, sem o apoio do PS, tinha obtido 19,55. Nas eleições anteriores Cavaco Silva também ganhou nos 14 concelhos do distrito da Guarda e Manuel Alegre ficou na segunda posição, excepto nos municípios de Figueira de Castelo Rodrigo e Vila Nova de Foz Côa, onde Mário Soares foi o segundo candidato mais votado. Os resultados das presidenciais também não fogem aos das legislativas de 2009, quando o PSD ganhou em nove concelhos e o PS apenas em cinco.
O director do jornal O Interior, Luís Baptista Martins, afirma à Lusa que ficou "surpreendido, pela negativa", com o resultado distrital de Manuel Alegre. "O PS acaba por ser o grande derrotado", afirma, dizendo que "é muito mau" o candidato socialista "ficar abaixo dos 20 por cento".



Autor
Notícias da Covilhã

Categoria
Secções Actualidade

Palavras-Chave
Alegre / Cavaco / Manuel / Silva / votos / distrito / Vila / José / concelhos / Rei

Entidades
Cavaco Silva / José Sócrates / Manuel Alegre / Castelo Branco / Fernando Nobre

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Distrito segue Passos do País

Sócrates perde no seu distrito...

Legislativas: deu 3-1 para o PS

O PS foi o vencedor das eleições legislativas não só em termos nacionais, como no distrito, onde, pe...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL