NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Ministra elogia concurso

2011-04-27

00:00    00:00

Ucraniano vence Concurso de Arcos Júlio Cardona.
Uma referência do panorama cultural português. É assim que a ministra da Cultura, Gabriela Canavilha, classifica o Concurso de Arcos Júlio Cardona, que terminou na passada quinta-feira, 21, numa cerimónia a que a governante presidiu.
Na oitava edição do concurso, a ministra enalteceu o papel que este tem assumido na formação de jovens músicos, nomeadamente em violino e violoncelo, lembrando que não havia muita tradição em concursos na área das cordas e que por isso a iniciativa foi "pioneira em todo o País".
O concurso contou com a participação de 68 instrumentistas oriundos de 27 países. O primeiro prémio na categoria de violoncelo não foi atribuído. Em violino o vencedor foi Andreij Murza da Ucrânia.
Manuel Campos Costa, responsável da comissão organizadora do concurso destaca a elevada qualidade dos participantes. "Temos um concurso que continua a superar-se a cada edição; os músicos têm uma qualidade extraordinária e também é por isso que continuamos a resistir e a organizar uma iniciativa destas no Interior".
Entre os covilhanenses, Valter Freitas recebeu o prémio de melhor intérprete em violoncelo e Joana Dias em violino. Quanto aos outros premiados, o francês Maxin Gant venceu o prémio do público e o de melhor intérprete de peça obrigatória de violoncelo. Em violino a vencedora foi a checa Maria Fujova.



Autor
Notícias da Covilhã

Categoria
Secções Cultura

Palavras-Chave
concurso / Arcos / Júlio / Cardona / Ucraniano / Ministra / violino / violoncelo / português / prémio

Entidades
Gabriela Canavilha / Manuel Campos Costa / Valter Freitas / Joana Dias / Maxin Gant

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

João Morgado ganha prémio Vergílio Ferreira

Escritor covilhanense diz que veredicto final é dos leitores...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL