NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Há seis anos na Diocese

2011-01-19

00:00    00:00

Bispo faz balanço.

Cumpriram-se para mim, no passado dia 16 do corrente mês de Janeiro, seis anos de serviço episcopal na Diocese da Guarda.
Cheguei durante a doença do senhor D. António dos Santos, na sua fase mais aguda, e o ano de 2005 foi de uma primeira aproximação à realidade pastoral e social da nossa Diocese.
O ano pastoral 2005-06 e os seguintes foram anos para propor às comunidades da nossa Diocese caminhos de renovação da Fé, pelo conhecimento mais aprofundado da Pessoa de Cristo e do Evangelho. Assim, durante quatro anos quisemos que o Catecismo da Igreja Católica, em cada uma das suas quatro partes, fosse o caminho para essa renovação da Fé. Neste quinto ano, começamos uma nova etapa, que é a de promover o encontro mais cuidado com a Palavra de Deus. Temos como objectivo neste e nos próximos dois anos deixar-nos acompanhar pelo Evangelista do ano, este ano S. Mateus, quanto possível em grupos bíblicos a funcionarem nas paróquias.
As visitas pastorais que até agora fiz (dos nossos 15 arciprestados faltam quatro para cumprir o objectivo de fazer as visitas pastorais a todas as paróquias) e principalmente as visitas que fiz a cada Pároco no seu espaço de trabalho, durante o ano sacerdotal, permitiram-me identificar os grupos de colaboradores pastorais que trabalham com cada um dos nossos Párocos e que constituem uma notável força e razão de esperança para o futuro do nosso trabalho pastoral. Os conselhos pastorais paroquiais ou inter-paroquiais e arciprestais sinto que são etapas importantes ainda não cumpridas. O seu funcionamento dará certamente alma nova às nossas quatro regiões pastorais e à própria Diocese. Sinto que a pastoral vocacional, a começar pelo Pré-Seminário ou Seminário em Família, e a pastoral juvenil precisavam de penetrar mais profundamente as preocupações das nossas paróquias e seus agentes pastorais, incluindo todos nós os sacerdotes. Sinto igualmente que precisamos de continuar a aprofundar em toda a Diocese a Comunhão dos diferentes Ministérios ao serviço da comunhão da Igreja e consequente serviço qualificado da Igreja a toda a comunidade humana que nos envolve. A relação e a cooperação entre o Ministério Ordenado dos Sacerdotes e dos Diáconos Permanentes com os outros ministérios não ordenados e a sua boa articulação para serviço das comunidades tem de ser também grande prioridade na nossa acção pastoral.
Na Assembleia Geral do Clero realizada em 2010, apontámos para a realização, em futuro próximo, de uma assembleia de representantes de todo o Povo de Deus da nossa Diocese. Desejo aqui deixar o seguinte voto: que as equipas de cooperadores pastorais que trabalham já, de facto, com cada Pároco e os grupos bíblicos já constituídos ou que entretanto venham a sê-lo possam constituir a base de representação para esta assembleia de representantes a realizar oportunamente.



Autor
D.Manuel Felício, Bispo da Guarda

Categoria
Secções Religião

Palavras-Chave
Diocese / pastorais / Janeiro / Guarda / Bispo / Cumpriram-se / pastoral / Igreja / serviço / durante

Entidades
D. António dos Santos / Pessoa de Cristo / Evangelista / S. Mateus / Igreja

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Quaresma: a Palavra de Deus, fonte de renovação pessoal e comunitária

Mensagem do Bispo da Guarda para a Quaresma 2011...

Novos padres e diáconos para a Diocese

Ordenados domingo, dia 27, na Sé...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL