Grupo francês investe na vila.
Um projecto pioneiro, de assistência social e médica a idosos, deverá surgir, em Belmonte, nos próximos três anos. O grupo francês Existence SA pretende construir na vila um complexo de residências assistidas medicalizadas que ficarão localizadas no sítio mais alto da vila, no Santo Antão, no sítio do Bouzieiro, para onde, nos últimos anos, já esteve anunciado um investimento semelhante.
Após nova oferta pública de venda do lote de terreno no Bouzieiro, esta empresa francesa surgiu como única interessada e foi a escolhida para ficar com ele. Segundo o autarca local, Amândio Melo, agora a empresa terá um prazo de três anos para concretizar o investimento, mas ficou salvaguardado que o terreno só poderá ser utilizado para a construção de equipamentos sociais. "Caso contrário, nós podemos efectuar um processo de reversão" frisa o autarca. Amândio Melo adianta que todos os procedimentos administrativos estão a decorrer e diz esperar assinar em breve a escritura do terreno.
O grupo Existence SA dedica-se à construção de residências assistidas quatro estrelas, em rede, e tem projectos em todo o território nacional (cerca de 70 por cento da capacidade destina-se ao mercado de turismo de saúde proveniente do Norte da Europa). As residências são destinadas a pessoas de todas as idades, com especial atenção aos seniores, independentes ou dependentes que necessitem de apoio diário e permanente, repouso e cuidados continuados nas mais diversas valências médicas e sociais. O grupo destaca-se na construção de residência assistidas, medicalizadas, hospitais de retaguarda, cuidados continuados e casas de saúde, e tem aprovados já projectos em que a construção se deve iniciar este ano para Vila Franca de Xira (360 camas), Arganil (140), Guarda (130), Figueira da Foz (110), Abrantes (145), Portimão (585). Lagos (800) e Albufeira (620). Quanto a outros projectos em curso, em Castelo Branco pretende construir um hospital privado com duas mil e 40 camas, em Abrantes habitações multiserviços com 900 camas, no Sabugal um projecto idêntico com mil e 88 camas, e em Vila Real uma estrutura de cuidados continuados com 240 camas. Em Belmonte, o projecto contempla 720 camas.
Segundo Amândio Melo este é um investimento que pode ascender aos quatro milhões de euros e poderá permitir a criação de duas dezenas de postos de trabalho.
Autor
João Alves
Palavras-Chave
camas / vila / idosos / Melo / Bouzieiro / Amândio / construção / residências / francês / investimento
Entidades
Amândio Melo / Existence SA / Bouzieiro / Belmonte / Santo Antão
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Obras devem começar no início do próximo ano...
A instituição tem previstas mais 42 camas, a juntar às 96 já existentes...