NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

PT quer Data Center a funcionar dentro de um ano

2011-10-26

00:00    00:00

Número de postos de trabalho aumenta para 400 directos e mil indirectos.

A Portugal Telecom (PT) assinalou, na última sexta-feira, 21, o arranque da construção na Covilhã de um dos maiores Centros de Dados do Mundo. A cerimónia decorreu nos terrenos do aeródromo da Covilhã que são já propriedade da empresa, e contou com a presença do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e do Ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira.
O oitavo Data Center da PT em Portugal entrará em funcionamento no final de 2012 e será suportado por uma rede de comunicações de fibra óptica de alto débito que o ligará às principais redes mundiais de comunicações.
A estrutura - mais ambiciosa do que o planeado e acordado entre a PT e a Câmara da Covilhã há cerca de um ano atrás - vai permitir a criação de cerca de 1400 postos de trabalho (400 dos quais directos).
O processo de recrutamento para todo o empreendimento "já foi iniciado e em apenas três meses foram analisadas mais de 300 candidaturas", garante Zeinal Bava.
Com cerca de 56 mil servidores instalados em mais de 75 mil e 500 metros quadrados, níveis de eficiência energética e capacidade tecnológica única, este projecto, assegura Zeinal Bava, "será um dos 10 maiores do mundo e uma referência a nível internacional". "Uma caixa forte", diz o presidente da PT "que servirá para albergar informação digital de empresas e particulares, não só do país, mas também do estrangeiro, já que um dos objectivos é exportar capacidade de armazenamento face ao tsunami de dados resultante da evolução tecnológica".
A estrutura, desenhada pelo arquitecto Carrilho da Graça - o mesmo que desenhou a ponte pedonal sobre a Ribeira da Carpinteira -, está orçada em 90 milhões de euros. O primeiro dos três módulos previstos entra em funcionamento dentro de um ano e, até ao final de 2013, deverão ser concluídos os restantes três e, dentro de três anos, prevê o líder da PT, "contamos anunciar a construção de um quarto módulo".

(Reportagem completa, de duas páginas, na edição papel)



Autor
Alexandre Salgueiro

Categoria
Secções Centrais

Palavras-Chave
Covilhã / Telecom / Centros / Data / Center / Portugal / cerca / Bava / assinalou / Mundo

Entidades
Pedro Passos Coelho / Álvaro Santos Pereira / Zeinal Bava / Carrilho da Graça / A Portugal Telecom

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Centro de dados da PT avança

Obra já está adjudicada...

Centro de dados da PT cria 500 postos de trabalho na Covilhã

A Covilhã foi escolhida entre 26 localidades analisadas para acolher um dos maiores centros de armaz...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL