NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

A esperança na ressureição

2011-05-04

00:00    00:00

O homem ao querer projectar-se para além dos seus limites deve interrogar-se sobre o seu futuro.
Nesta Páscoa de 2011, rodeados de tantos problemas e incertezas, vale a pena voltar a pensar na nossa condição humana e no sentido que damos à esperança cristã. Como encaramos a vida? Na construção da nossa história, feita de mudanças, relacionamentos, diálogos e silêncios e de tantos "etceteras"de Deus, há muitas coisas que não se entendem porque não acompanham a lógica dos nossos interesses. Quantas vezes desejámos mudar o "software" que Deus tem para a vida de cada um de nós? no entanto, tudo o que é vida não pode ser esquecido. Mesmo o disparate mais grosseiro ou o pecado que se recusa aceitar, terá com certeza um significado para a vida.
O que não entendemos hoje, pode se entendido amanhã. S.Tomás More, pouco antes da sua execução, escreve à sua filha transmitindo-lhe a esperança num futuro desconhecido:-"Nada pode acontecer sem que Deus o tenha desejado.Ora, tudo o que Ele deseja, por mau que pareça, é, no entanto, o que é melhor para nós".
Como estamos a viver a nossa experiência histórica e existencial? Que relação existe entre a condição humana e a esperança cristã? somos estimulados à realização ilimitada, o que significa que cada dia queremos fazer mais e melhor. Somos igualmente estimulados a acreditar que o amanhã tem sentido, apesar do mistério que envolve a nossa vida, pois somos seres limitados e finitos. A morte não pode ser esquecida pois põe perante cada um os nossos próprios limites. O tempo revela-nos que temos uma duração. Por isso o homem ao querer projectar-se para além dos seus limites deve interrogar-se sobre o seu futuro. E aqui entra a esperança como destino do homem e destino da própria humanidade. A esperança é um caminho entre a memória da nossa própria história, revisitada no que fomos realizando, e um vamos andando no mistério da vida que se vai descobrindo dia após dia. É aqui que Deus se faz presente. Acreditamos ou não em Deus? S.Paulo lembra aos Efésios que antes do seu encontro com Cristo "estavam sem esperança e sem Deus no mundo".De facto, se acreditamos, passamos da esperança humana à esperança certeza porque o futuro é transcendente e procede do poder e da promessa de Deus. E se a promessa de Deus se tornou realidade em Jesus Cristo também se há-de concretizar em cada um de nós, que acredita. Afinal, a origem da esperança é a ressurreição, que abre o nosso mundo para um futuro de vida eterna. A força da esperança está no encontro entre o mistério da vida e o mistério da morte.
Florbela Espanca no poema Amar diz:"E se um dia hei-de ser pó, cinza e nada/Que seja a minha noite uma alvorada, /Que me saiba perder… pra me encontrar…"
É este encontro com Cristo Ressuscitado que um dia havemos de ter. Face a face. E tudo será esclarecido quando o mistério se revelar. Até lá, temos a força da Palavra que se vai revelando e dando sentido ao caminhar de cada um.Cristo dá-nos o mote:"Quem tem ouvidos para ouvir, oiça".
Cristo Ressuscitou. Feliz Páscoa.



Autor
José Vicente Ferreira

Categoria
Opinião

Palavras-Chave
Deus / esperança / vida / Cristo / mistério / futuro / humana / limites / homem / sentido

Entidades
Deus / S.Tomás More / Cristo / Jesus Cristo / Florbela Espanca

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

As luzes intermitentes

Terminado mais um ano litúrgico, começa a preparação de mais um Natal, que recorda a vinda de Jesus ...

Santos ou perfeitos?

O papa Francisco anunciou há poucos dias que Frei Bartolomeu dos Mártires, natural de Braga, se pass...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL