João Marques, 18 anos, na Alemanha em Fevereiro.
É natural da Covilhã, é campeão nacional de esqui alpino, começou a esquiar aos quatro anos, por influência de familiares e, aos 18 anos, vai representar Portugal no Campeonato do Mundo da modalidade, que se realiza entre 14 e 20 de Fevereiro na Alemanha.
João Marques já no ano passado tinha obtido os mínimos para o Mundial de juniores, agora, ainda com idade para competir no escalão inferior, vai vestir as cores de Portugal naquela que diz ser a prova mais importante em que já esteve.
A estreia é absoluta, uma vez que é a primeira vez que Portugal está presente no Campeonato do Mundo de Esqui Alpino, onde João Marques vai competir em slalom e slalom gigante. O lisboeta Jorge Gonçalves, veterano, é o outro elemento, inscrito no slalom gigante.
A participar em duas provas técnicas do esqui, João Marques parte com o objectivo de reduzir dos actuais 249 pontos Federação Internacional de Esqui (FIS) para os 200 pontos no slalon e tem também prevista a participação no slalon gigante, onde traça como meta reduzir dos 300 para os 200 pontos FIS.
"Em slalom tenho grandes possibilidades de o conseguir. No gigante depende do tempo, da pista, se o dorsal que me derem não tem um número muito alto, para não apanhar a pista muito mexida", antevê o esquiador covilhanense, ao NC.
(Notícia completa na edição papel)
Autor
Ana Ribeiro Rodrigues
Palavras-Chave
Alemanha / Fevereiro / esqui / Marques / João / Portugal / Mundial / Covilhã / alpino / Campeonato
Entidades
João Marques / Jorge Gonçalves / Federação Internacional de Esqui / FIS / NC
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
João Marques e Ricardo Brancal no Campeonato do Mundo de Esqui Alpino...
A 25 de Fevereiro no Jardim do Lago...