NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Jovens preparam encontro com o Papa

2011-08-18

00:00    00:00

Na Covilhã.
Um grupo de 24 jovens estrangeiros que prepararam na Covilhã, durante a última semana, a participação nas Jornadas Mundiais da Juventude, que decorrem em Madrid até a 21 de Agosto.
Trata-se de um dos grupos do projecto Magis, organizado pela Companhia de Jesus, que começou em Loyola (Espanha) e que juntou, entre 5 e 7 de Agosto, mais de três mil fiéis. Na cidade espanhola, os jovens foram divididos por grupos, "denominados experiências", de cerca de 24 e enviados para vários países da Europa de modo a preparem a presença nas Jornadas onde estarão frente-a-frente com o Papa Bento XVI. Portugal recebeu 16 dos 98 grupos formados e a Covilhã acolheu um deles, composto por seis espanhóis, seis checos e 12 franceses. A estes juntam-se mais quatro portugueses que integram a organização, liderada pelo padre Francisco Rodrigues, da paróquia de S. Pedro. Para além dos elementos estrangeiros, os grupos são compostos ainda por um coordenador e um líder espiritual oriundos da paróquia que os recebe.
"Houve uma grande mobilização dos paroquianos que deram uma enorme ajuda em toda a logística desta iniciativa", afirma o pároco da Igreja de S. Tiago, que adianta ainda que esta experiência foi preparada com cerca de ano e meio de antecedência para que tudo corresse bem.
Quanto à experiência em si, Francisco Rodrigues adianta que se trata de "um percurso espiritual, inspirado na espiritualidade da Companhia de Jesus e na peregrinação de Santo Inácio de Loyola". De resto, a actividade diária do grupo de jovens assenta em cinco pilares: A oração da manhã; As actividades em instituições do concelho; Missa; Um momento de partilha entre os jovens; e um exame de consciência para reflectir nas acções do dia.

Estrangeiros gostam da experiência
Ao longo da sua estadia, o grupo de jovens estrangeiros visitaram várias instituições do concelho da Covilhã, desde museus a lares de 3ª Idade e centros de dia, onde realizam actividades para os utentes. "Está a ser uma boa experiência", afirma Pedro de Castro, de 22 anos. O jovem advogado espanhol gostou da recepção que o grupo teve na Covilhã e afirma que "fazer este tipo de voluntariado é uma forma de retribuir esse acolhimento que nos deram".
Sarka Dankova, de 21 anos, também ficou agradada com a recepção que teve na Covilhã e "com a forma como a organização tomou conta do grupo". A estudante da República Checa salienta que uma das maiores virtudes da experiência é "fazer novos amigos e ver-se na pele de um peregrino". Uma ideia reforçada por Jacques Enjalbert, que lidera a comitiva de jovens franceses. O jesuíta, de 42 anos, assegura que estas experiências "servem para dar oportunidade aos jovens de irem mais longe na sua vida espiritual".
Francisca Castelo Branco, de 17 anos, não tem ainda idade para participar oficialmente no projecto, mas isso não a impediu de ficar de fora: "Queria muito ir a estas Jornadas em Madrid, por isso decidi juntar-me à organização". A estudante covilhanense, que participa pela primeira vez numa iniciativa do género, confessa-se "muito ansiosa" mas assegura que "estar na companhia de um milhão de jovens de todo o mundo que partilham a mesma fé é uma experiência que vale a pena".



Autor
Alexandre Salgueiro

Categoria
Secções Religião

Palavras-Chave
Jovens / Covilhã / Agosto / experiência / Jornadas / Juventude / Mundiais / Papa / estrangeiros / Companhia

Entidades
Papa Bento XVI / Francisco Rodrigues / S. Pedro / Santo Inácio de Loyola / Pedro de Castro

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Mais de 17 mil escuteiros reunidos

A partir de sábado, na Idanha...

Jovens em Madrid

Da Diocese para as Jornadas Mundiais da Juventude...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL