NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Cão da Serra cada vez mais procurado

2011-05-04

00:00    00:00

Mas carece de divulgação, dizem os criadores.
O cão da Serra da Estrela é cada vez mais procurado, mesmo no estrangeiro, como prova o crescimento de associações dedicadas à raça. Quem o diz é Alfredo Ferreira, presidente da Associação Portuguesa do Cão da Serra da Estrela.
Em Portugal, "são registados, em média, entre 600 a 750 cães por ano", destaca, sublinhando que a "popularidade" desta raça também cresce além fronteiras. A provar esta constatação, oito associações estrangeiras dedicadas a esta raça canina portuguesa estiveram presentes no 1.º Congresso Internacional do Cão da Serra da Estrela, que se realizou no passado fim-de-semana nas Penhas da Saúde. Clubes oriundos de França, Reino Unido, Suécia, Finlândia, Holanda e Estados Unidos da América. São formados por estrangeiros que "conheceram o cão e ficaram fãs", explica Alfredo Ferreira.
Na Finlândia, por exemplo, "já há mais de 500 exemplares registados", sublinha este dirigente. Lá como cá, "o número de criadores e de exemplares continua a crescer devido às características da raça: é um cão extremamente meigo, um guarda por excelência e com elevada auto-confiança", descreve aquele responsável. O porte faz dele um animal que requer espaço. Os relatos sobre a espécie "remontam à época das invasões romanas", diz Alfredo Ferreira, adiantando que hoje o animal está disperso "por todos os continentes".
Os pastores foram os primeiros a usá-los para guardar rebanhos, hoje são cães procurados para guardar fábricas e outras instalações de empresas, mas também cães de família. A Associação Portuguesa do Cão da Serra da Estrela completa 25 anos em 2011 e pretendeu com o congresso "aglutinar os amantes da raça", sublinha o dirigente associativo. Alfredo Ferreira considera que o cão da Serra da Estrela "carece de divulgação, tal como tantas outras riquezas portuguesas". Aquele responsável diz acreditar que "se a raça tivesse sido tratada de forma dinâmica, hoje seria um cão de topo em termos mundiais".



Autor
Notícias da Covilhã

Categoria
Local Região

Palavras-Chave
Serra / Cão / Estrela / Ferreira / raça / Alfredo / Portuguesa / Finlândia / Associação / cães

Entidades
Alfredo Ferreira / Associação Portuguesa do Cão da Serra da Estrela / Congresso Internacional do Cão da Serra da Estrela / Em Portugal / Penhas da Saúde

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

VOLTAR À PÁGINA INICIAL