Vacaria tem SPA, massagens e pedicure para que vacas dêem mais leite.
A vida de quinta já foi mais dura. Sobretudo para os animais. Que os digam a cerca de 1.300 vacas de Manuel Rito. Há quinze anos, em sociedade com o veterinário Álvaro Lopes, o empresário lançou um novo conceito de vacaria no País. Na sua quinta no Ladoeiro, concelho de Idanha-a-Nova, os animais são tratados com todos os luxos possíveis para que não tenham qualquer desconforto e possam concentrar-se melhor naquela que é a sua função principal: produzir leite.
Os "mimos" vão desde a alimentação, baseada numa fórmula de ração própria desenvolvida pelos responsáveis da quinta, até pormenores de conforto como chão almofadado para que as vacas se possam deitar mais confortavelmente, ventiladores com uma espécie de chuveiro para refrescar os animais no Verão ou manjedouras em aço inoxidável para a comida se conservar em melhores condições durante mais tempo.
Mas nesta quinta, as novidades vão ainda mais além e incluem "serviço" de pedicure - em que as vacas passam as patas por uma solução destinada a desinfectar e endurecer os cascos - e uma secção de massagens feitas por escovas automáticas que começam a rodar de cada vez que os animais se encostam. Um serviço que se tornou tão popular entre os animais que os empresários resolveram ampliar, fazendo um investimento de vários milhares de euros para adquirir mais 16 equipamentos idênticos.
Pormenores que podem parecer excentricidades mas que servem um único propósito, explica Manuel Rito: "Produzir leite da melhor qualidade". Antigamente, continua, "apenas havia a preocupação de alimentar os animais mas, hoje em dia, exige-se mais deles e, por isso, temos que dar mais qualquer coisa em troca também".
(Peça completa na edição papel)
Autor
Alexandre Salgueiro
Palavras-Chave
animais / SPA / Vacas / Ladoeiro / Rito / Vacaria / leite / Manuel / dura / produzir
Entidades
Manuel Rito / Álvaro Lopes / Vacaria / País / Ladoeiro
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Com o património hipotecado, a Misericórdia apela à "caridade" de quem pode dar...
Aumento de 10 por cento no Hospital Pêro da Covilhã...