De quinta a domingo, no Jardim Público.
Animação de rua, concertos, espectáculos musicais e concursos. São estas algumas das promessas deixadas pela Banda de Música da Covilhã, Desertuna e Covilhã Eventos, que em colaboração com a Câmara organizam no Jardim Público a quinta edição do Festival da Cherovia. Um certame que se inicia hoje, quinta-feira, 20, e que termina no próximo domingo.
Segundo os promotores, desde que o festival se realiza, o cultivo da cherovia, vegetal tão típico da Cova da Beira, com a forma de uma cenoura, a cor do nabo e a textura da batata, aumentou consideravelmente. De acordo com a Banda da Covilhã, a divulgação do tubérculo aumentou a produção na região de seis para cerca de 20 toneladas. "Em franco declínio, a cherovia voltou a ter destaque na mesa dos covilhanenses e na região", salienta a organização. Que acrescenta que este Festival é um "projecto gastronómico, agrícola, de tradição cultural, educacional e pedagógico".
Hoje, quinta-feira, às 21 horas e 30, música com os Toca a Bombar, de Cantar Galo, Encantatuna, C'a Tuna aos Saltos, Desertuna e um arraial popular. Amanhã, sexta-feira, outros grupos, como as pifaradas de Unhais, o Rancho do Refúgio e a Banda Evo, entre outros. No sábado, às 15, decorre uma sessão de cozinha ao vivo, do tubérculo, ao som da música do grupo de danças e cantares de Vila do Carvalho e grupo de Cantares a Lã e a Neve. À noite a vez do GIR do Rodrigo e dos Trovadores da Beira, seguindo-se um baile com João Clara e Irmãs.
No domingo, são divulgados os vencedores de vários concursos, à tarde, como o "Peso mais pesado", "A mais comprida" ou "A mais ergonómica".
Autor
NC
Palavras-Chave
animação / Festival / Cherovia / Jardim / Público / Covilhã / Banda / Música / domingo / Desertuna
Entidades
Neve / Rodrigo / João Clara / Câmara / Encantatuna
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Em colaboração com a banda...
Na Covilhã...