Afluência às urgências acima do normal.
Nas últimas semanas foram diagnosticados seis casos de Gripe A no Centro Hospitalar Cova da Beira, mas nem todas as situações são alvo de análise, pelo que é de supor que mais gente tenha sido infectada.
O serviço de Urgência tem vindo a registar uma afluência superior ao normal de pessoas com sintomas de gripe e entre as infecções do foro respiratório e gastrointestinal foram detectadas casos de Gripe A, uma situação para a qual o CHCB garante que estava preparado para lidar.
Miguel Castelo Branco, presidente do conselho de administração, explica que em quadros gripais as análises não são feitas sistematicamente. Mas acrescenta que no âmbito do programa de assistência epidemiológica foram realizados exames e "dos que foram feitos, foram identificados seis casos".
Segundo Miguel Castelo Branco a gripe A "é um dos vírus que anda por aí", por isso há que tomar algumas precauções para evitar a propagação. Transmitido por via aérea e através das mãos, o médico recomenda "o máximo cuidado com a higiene das mãos".
É também importante ter sempre a preocupação de, ao espirrar ou tossir, o fazer para um lenço de papel que se deita fora a seguir, ou em alternativa para o cotovelo, mas não directamente para cima das outras pessoas. A limpeza de objectos que se manuseiam frequentemente é igualmente aconselhável, tal como ligar primeiro para a linha Saúde 24 em caso de sintomas gripais, antes de ir ao hospital, evitar o contacto das mãos com os olhos, nariz e boca e procurar não estar em contacto próximo com os outros.
Autor
Ana Ribeiro Rodrigues
Categoria
Secções
›
Actualidade
Palavras-Chave
gripe / casos / Beira / Covilhã / Centro / Hospitalar / Cova / Afluência / normal / Castelo
Entidades
CHCB / Miguel Castelo Branco / Afluência / Centro Hospitalar Cova da Beira / Urgência
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
CHCB regista entrada, por ano,de 400 doentes com AVC...
Após casos da semana passada, hospital já não regista mais nenhuma pessoa infectada com o vírus...