A partir de sábado, na Idanha.
É já a partir do próximo sábado, 4 de Agosto, que 17 mil escuteiros se vão reunir em Idanha-a-Nova, no maior acampamento nacional (ACANAC) da história do escutismo português.
Numa área de 79 hectares (o equivalente a 79 campos de futebol), cerca de 14 mil jovens irão estar reunidos acompanhados por perto de três mil voluntários adultos, que preparam e executam as atividades.
Segundo o Corpo Nacional de Escutas (CNE), a população de Idanha-a-Nova irá crescer 117 por cento durante uma semana, local onde, para além de escuteiros nacionais, serão recebidos mais de uma centena de escuteiros estrangeiros de várias nacionalidades.
Em campo, os jovens terão de desempenhar uma série de tarefas, preparadas e planeadas por eles próprios. Irão construir o seu alojamento para esses dias, irão cozinhar, limpar e manter as instalações, participar em inúmeras atividades propostas pela equipa de organização, que passam por caminhadas, jogos, ateliês, tudo isto "visando potenciar o seu crescimento em todos os aspetos do seu desenvolvimento individual: físico, afetivo, de carácter, espiritual, intelectual e social" explica o CNE.
Para tal serão montadas cerca de três mil e 400 tendas. Durante a semana de acampamento serão distribuídas 306 mil refeições. Serão também criadas, especificamente para o encontro, infraestruturas próprias para garantir o sucesso da atividade. Entre elas existirá uma central própria de recolha, separação e triagem do lixo, bem como água garantida por captação própria e dois reservatórios de 400 e 350 mil litros. Existirá também um hospital central de campo, acompanhados por 4 enfermarias. Haverá também uma zona central, denominada Ágora, onde irão estar exposições de vários parceiros, bem como de todas as 20 regiões que compõem o Corpo Nacional de Escutas (CNE).
Autor
Notícias da Covilhã
Palavras-Chave
sábado / escuteiros / ACANAC / Agosto / nacional / Idanha / CNE / irão / serão / reunidos
Entidades
ACANAC / Corpo Nacional de Escutas / CNE / Idanha / Idanha-a-Nova
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Festival de música começa sábado na Idanha...
Na Covilhã...