Diocese da Guarda pronta para total colaboração com a Justiça

2012-12-11

Seminário do Fundão.

A Diocese da Guarda manifestou, em comunicado, a sua intenção de oferecer "total colaboração" à Justiça, numa reacção às investigações judiciais no Seminário Menor do Fundão, por alegados casos de abuso sexual.
"Como já o fizemos em outras situações anteriores, continuaremos a garantir total colaboração para que a investigação seja bem feita, guardaremos o necessário silêncio durante a investigação e cumpriremos escrupulosamente as conclusões do Tribunal", refere o comunicado do departamento diocesano de informação.
O comunicado surgiu na sequência da detenção pela Policia Judiciária, na passada sexta-feira, 7 de Dezembro, do vice-reitor do Seminário do Fundão., no âmbito de um inquérito sobre abuso sexual de crianças.
Na nota da diocese é referido que "por iniciativas externas ao Seminário Menor do Fundão foi pedida ao Tribunal Civil uma investigação à vida interna do mesmo" e que o bispo da Guarda, D. Manuel Felício, apenas tomou conhecimento desta iniciativa na última quarta-feira (5 de Dezembro), às 17.30 horas.
O prelado "deu imediatamente ordem para que fossem abertas as portas do Seminário aos agentes da investigação que se apresentassem devidamente identificados e, mais ainda, que se desse toda a colaboração para a máxima objectividade da investigação", acrescenta o comunicado.
A nota oficial refere que "foram inquiridas algumas pessoas e outras ainda o vão ser" bem como no que diz respeito a "espaços internos do Seminário".
Segundo a Diocese da Guarda, "tanto o conteúdo das iniciativas externas ao Seminário tomadas como a identidade das pessoas inquiridas como o conteúdo das suas respostas constituem segredo de justiça, que só o Tribunal pode revelar, se e quando o entender".
A nota revela que esta "não é a primeira vez que instituições desta Diocese são investigadas" por tribunais civis, "instrumentos necessários para a regulação da vida social, nomeadamente no âmbito do serviço da educação, como é o caso".
"Devemos acrescentar que esperamos que esta avaliação seja mais um bom contributo para a vida do Seminário, no cumprimento da sua missão educativa", conclui o texto.
Em comunicado, a Polícia Judiciária refere que o sacerdote em causa é acusado de "vários crimes de abuso sexual de crianças e de menores dependentes, sobre os quais detinha funções de educação e protecção".
Numa outra nota, divulgada esta segunda-feira, 10 de Dezembro, a Diocese da Guarda adianta que "o Seminário do Fundão. está a funcionar normalmente", com os alunos a "frequentar as aulas como fazem habitualmente".
Refere ainda que D. Manuel Felício "reuniu com todos os pais e alunos que frequentam o Seminário do Fundão.", e que "na reunião, os pais manifestaram total confiança no serviço prestado pelo Seminário".
O documento diz também que o Bispo da Diocese "visitou o Padre Luis Campos que se encontra em casa de familiares".

Secções Actualidade

Seminário / Fundão / Diocese / Guarda / comunicado / colaboração / Dezembro / total / investigação / Tribunal

D. Manuel Felício / Padre Luis Campos / Justiça / Tribunal / Tribunal Civil