NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Autarcas da Serra discutem turismo

2012-11-28

00:00    00:00

Reunião hoje, em Belmonte.

Decorre hoje, em Belmonte, uma reunião de autarcas que debatem a extinção da Entidade de Turismo da Serra da Estrela.
O Governo apresentou este mês ao sector uma nova versão da proposta de reestruturação das entidades regionais do turismo, que extingue, por fusão, os seis pólos de turismo. A versão prevê que a Serra da Estrela e Leiria-Fátima passem a integrar a Entidade Regional de Turismo do Centro. Amândio Melo, na semana passada, considerava que a decisão representava "mais uma machadada para acabar com o Interior" do País. E considerava que o pólo da Serra da Estrela devia continuar a existir para a região "manter a autonomia e não perder mais um centro de decisão".
Na passada quarta-feira, 21, na reunião pública do executivo belmontense, Amândio Melo defendeu a criação de uma organização que reúna os organismos das quatro sub-regiões da Beira Interior, distritos de Castelo Branco e Guarda, para "construir uma alternativa em defesa do Interior", no turismo e não só. O que está em causa é um sector importante para a economia local, acrescenta. Uma estrutura que integraria não só autarquias, como institutos politécnicos ou associações comerciais, entre outras entidades. "Não deixando de concordar com uma reorganização do sector, achamos que a forma como se fez não é positiva. Este é um território muito vasto, até porque temos duas regiões centro distintas, uma no Litoral e outra no Interior" vinca o autarca. Por isso, "é importante termos uma atitude" pois o Interior "é uma região que tem que se impor pelos próprios meios".
Amândio Melo diz ter convidado os 19 municípios das quatro NUTS da região para refletir sobre a temática do turismo. E acrescenta que hoje "não se pode defraudar" as expectativas de empresários que apostaram no turismo na região. O autarca lembra as potencialidades existentes, como as Aldeias Históricas, Aldeias do Xisto, Rota dos Castelos, Judiarias e a neve na Serra, para justificar uma "união de esforços" que leve à criação de um novo organismo que defenda o turismo regional.



Autor
João Alves

Categoria
Secções Actualidade

Palavras-Chave
Belmonte / Serra / turismo / Interior / Estrela / Decorre / Melo / Amândio / Reunião / Entidade

Entidades
Amândio Melo / Entidade de Turismo da Serra da Estrela / Reunião / Belmonte Decorre / Belmonte

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

VOLTAR À PÁGINA INICIAL