Ideia defendida por autarca do Fundão ganha forma. Carlos Pinto pede referendo.
Quatro meses depois de o presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes, ter defendido essa união, na Assembleia Municipal da Covilhã de sexta-feira, 15, Carlos Pinto, presidente da autarquia, preconizou a realização de um referendo à população para saber a sua opinião sobre a eventual criação de um futuro Município da Cova da Beira.
O edil covilhanense entende ser hora de os responsáveis conversarem para saber o que cada um pensa e dar início ao processo. "Vamos ver se se chega ao referendo", disse Carlos Pinto, que gostava de poder ainda assistir à consulta popular durante o seu mandato.
A ideia foi inicialmente defendida a 20 de Abril, Dia da Cidade da Covilhã, por Paulo Fernandes, que na cerimónia da efeméride covilhanense pediu para que o homem não separasse o que a natureza uniu. "Eu sou daqueles que acredita que daqui a meia dúzia de anos estejamos a construir a base para que os cidadãos se possam pronunciar sobre o que acho um desígnio desta região", realçou o edil do Fundão, que no entanto frisava só se poder avançar para essa formalização depois de ouvir a população local e se essa for a vontade popular.
Na altura Carlos Pinto, embora admitisse que esse "é um percurso que se pode vir a fazer", considerava ainda se estar "muito longe disso". Na última sexta-feira justificou o facto de não ter logo respondido ao repto de Paulo Fernandes com a necessidade de ter tempo e distanciamento para uma reflexão.
A 9 de Junho, quando o Fundão assinalou a elevação a cidade, foi assinado pelo Fundão, Covilhã e Belmonte o Pacto de Cooperação da Cova da Beira, o primeiro passo de um trabalho em conjunto, que actualmente passa pelo turismo (sem Belmonte) e pela área social.
Autor
Ana Ribeiro Rodrigues
Categoria
Secções
›
Actualidade
Palavras-Chave
Fundão / Beira / Cova / Pinto / Carlos / Paulo / Fernandes / município / Covilhã / Municipal
Entidades
Carlos Pinto / Paulo Fernandes / 20 de Abril / Pacto de Cooperação da Cova da Beira / Fundão
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
ACP não aceitou...
Nova albufeira nas Cortes...