Pós-graduação destinada a forma profissionais para centro de dados.
A Universidade da Beira Interior vai criar uma pós-graduação para formar profissionais para o novo centro de dados (Data Center) da Portugal Telecom na cidade. A pós-graduação será coordenada por um consórcio formado pela UBI, PT e Syone, empresa tecnológica dedicada a projectos de optimização de sistemas e negócios.
Está prevista a contratação de 15 pessoas para "a equipa técnica que vai gerir o 'Data Center' do ponto de vista das máquinas e dos serviços que vão ser disponibilizados aos clientes da PT", refere Hugo Pedro, director de operações da Syone. A formação vai começar em Setembro e terá candidaturas abertas a partir de Maio.
A pós-graduação, com duração de 11 meses, inclui trabalho a tempo parcial no centro de dados com um vencimento líquido de 650 euros. O consórcio formador procura "licenciados ligados a tecnologias de informação" e está a aberto à entrada "de outros, nomeadamente da área das engenharias", acrescenta.
Durante a apresentação do centro de dados, em Outubro de 2011, o presidente executivo da PT, Zeinal Bava, comparou-o a uma "caixa-forte" para armazenar "o 'tsunami' de informação digital" criado por empresas em todo o mundo. A PT tem actualmente sete centros de dados em Portugal, distribuídos por Lisboa, Porto, Açores e Madeira, para além do que está a ser construído na Covilhã.
Autor
NC
Palavras-Chave
Data / Center / Pós-graduação / profissionais / UBI / dados / Universidade / Beira / Interior / Telecom
Entidades
Syone / Hugo Pedro / Zeinal Bava / Portugal Telecom / UBI
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Data de inauguração indefinida...
Número de postos de trabalho aumenta para 400 directos e mil indirectos...