Em Vales do Rio, povo pode não votar no domingo.
No próximo domingo, 25, nos Vales do Rio, pode haver boicote às eleições europeias. A proposta foi discutida na passada quinta-feira, 15, numa assembleia de freguesia extraordinária da União de Freguesias de Peso e Vales do Rio, que tinha como ponto único a discussão do possível encerramento da escola EB1 de Vales do Rio, que funciona como sala de apoio.
Segundo o autarca local, Rui Amaro, os pais das crianças "levantaram a hipótese de se fazer o boicote às eleições". Esta terça-feira (já após o fecho desta edição) estava marcada uma nova reunião, para decidir a tomada de posição, mas Rui Amaro lembra a indignação dos encarregados de educação. "Eles não aceitam que os seus filhos tenham que ir para o Dominguiso. Está muita coisa em causa, como, por exemplo, as condições de segurança. Esta é uma proposta estranha, até porque, por exemplo, terá que ser a Câmara a assegurar transportes para lá. E também as refeições. Um contrassenso, já que disponibilizávamos uma carinha para levar os miúdos a almoçar ao centro de dia. Também fizemos alguns investimentos na escola e agora fazem-nos isto" lamenta Rui Amaro.
O autarca local lembra que a escola da aldeia tem 14 alunos, e que dentro de dois anos pode subir esse número para 18, pelo que o critério de 21 alunos para fechar uma escola não fará muito sentido. "Nós somos uma escola em crescimento. A portaria diz que para se fechar também é importante um parecer da Câmara, que já disse que não aceitava o fecho de escolas no concelho. Já em 2010 isso aconteceu e, na altura, a autarquia impediu o fecho. Espero a mesma atitude, porque esta medida não se justifica" diz Rui Amaro.
(Artigo completo na edição papel)
Autor
João Alves
Palavras-Chave
Rio / Vales / Rui / Amaro / domingo / escola / boicote / eleições / fecho / Ameaça
Entidades
Rui Amaro / Câmara / Vales do Rio / União de Freguesias de Peso / EB1
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Fecham as duas no próximo ano lectivo...
Ministra da Educação avisa que situaçao vai acabar...