Opinião do presidente da Câmara da Covilhã.
"Nós precisamos desta ligação como de pão para a boca." É assim que o presidente da Câmara da Covilhã vê a necessidade de construção do IC6, para Coimbra. O tema esteve em análise na última sessão da Assembleia Municipal, com o autarca covilhanense a destacar a importância deste troço.
Vítor Pereira, respondendo ao deputado do PSD na Assembleia, João Nuno Serra, que disse ser necessário saber se "todos queremos mesmo esse dito IC6", lamentou que o PSD demonstre uma postura de "desistência" em relação a esta obra. "Não posso aceitar que um partido como o PSD deixe cair uma obra desta importância. A Covilhã continua relativamente encravada, não em relação a Lisboa, a Castelo Branco ou à Guarda, mas sim em relação ao Litoral. E esta ligação a Coimbra é lamentável que ainda não esteja feita" disse o autarca covilhanense.
Antes, João Nuno Serra propusera um debate alargado sobre o tema, vincando que não estava a defender que a obra não se fizesse, mas sim definir prioridades. "Temos que falar nas infraestruturas que o nosso concelho ainda carece, como é a ligação entre o Ourondo e as Minas da Panasqueira, esse sim um verdadeiro IC 6 que temos que ter o mais rapidamente possível" afirma o deputado "laranja". Mas Vítor Pereira diz que a Covilhã precisa da ligação a Coimbra "como de pão para a boca", dizendo que bastaria construir 38 quilómetros para uma ligação a Tábua para que ir a Coimbra "fosse um saltinho". "É uma prioridade. Não tem que se fazer de uma vez, mas tem que se ir fazendo. É uma via de coesão fundamental para o desenvolvimento" remata o autarca covilhanense, que deixou ainda a garantia de que até ao Verão vão ser retomados os trabalhos de asfaltamento da estrada municipal 512 entre o Ourondo e Aldeia de São Francisco de Assis.
Autor
João Alves
Palavras-Chave
Covilhã / Câmara / Coimbra / Opinião / PSD / ligação / presidente / Assembleia / autarca / João
Entidades
Vítor Pereira / João Nuno Serra / PSD / Assembleia / Câmara da Covilhã
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Presidente do município diz que documento com mais de 400 assinaturas não vai ter consequências e pr...
Carlos Pinto alerta que autonomia do poder local está em risco...