NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Crianças aprendem a comer melhor brincando

2016-03-04

00:00    00:00

Através de jogos e desafios as crianças da Rede de Infantários da Misericórdia da Covilhã aprendem os benefícios da alimentação saudável.

Por entre as nuvens, o sol abriu caminho e ajudou a aquecer o dia. No terreno adjacente ao Infantário "O meu cantinho", no Teixoso, juntaram-se as crianças das salas dos 4 e 5 anos para uma nova experiência: plantar uma horta com os produtos da época. Na terra já estão algumas alfaces, couves, pimentos, ervilhas e favas plantadas ao longo da última semana. As pequenas mãos têm agora pedaços de batatas que vão deitando no rego de terra amanhada com a ajuda de um funcionário da Misericórdia. O senhor Pedro, assim é carinhosamente chamado, vai recebendo, um a um, o contributo dos pequenos agricultores e a horta vai ganhando forma.

Enquanto a tarefa se cumpre, por entre risos e traquinices, Lia, de 4 anos, confessa que não gosta nada de cebola nem de favas, mas gosta muito de ervilhas e alface. "Eu adoro legumes", interrompe Beatriz acrescentando que "se comermos legumes vamos crescer fortes e saudáveis". A lição parece estar bem estudada, fruto do trabalho que tem sido desenvolvido pelas educadoras dos vários infantários da rede gerida pela Misericórdia da Covilhã. "Eles têm andado muito empenhados e interessados", garante Manuela Casteleiro, educadora na sala dos 4 anos. "Para além de tomarem conhecimento de onde vêm os legumes, os seus benefícios, vêm-nos também a crescer e isso é um incentivo para se habituarem a comer". Uma ideia partilhada por Filipa Dionísio. Segundo a educadora da sala dos 5 anos, "o facto de serem eles a plantar tem muito mais significado".

A iniciativa faz parte de um conjunto de desafios lançados no âmbito do projecto Nutriciência. Promover o consumo de frutas e legumes e a redução da ingestão de sal e açúcar são os grandes objectivos traçados por este projecto que envolve crianças de 54 Misericórdias de todo o País. Na escola, em casa e no mundo virtual são vários os desafios lançados ao longo do ano lectivo. Visitas ao mercado, confecção da sopa da pedra, criação da roda dos alimentos são apenas alguns dos exemplos de iniciativas realizadas nos infantários "Bolinha de Neve", "Capuchinho Vermelho", "Mundo de Fantasia" e "O meu Cantinho".

(Noticia completa na edição papel)



Autor
crianças da Rede de Infantários da Misericórdia da Covilhã

Categoria
Local Covilhã

Palavras-Chave
Crianças / aprendem / Misericórdia / Infantários / legumes / Covilhã / nuvens / Rede / desafios / melhor

Entidades
Pedro / Lia / Beatriz / Manuela Casteleiro / Filipa Dionísio

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Número de partos não é o mais importante

Aumento de 10 por cento no Hospital Pêro da Covilhã...

Comida de restaurantes para ajudar carenciados

Projecto Refood em marcha na Covilhã e Fundão...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL