A desconfiança generalizada nos políticos, o sentimento de que "são todos Iguais" e não se interessam pelas pessoas vincada pela população.
Enquanto os candidatos presidenciais desfilam no noticiário, Maria Pais, 86 anos, vem à varanda da sua casa em Verdelhos aproveitar os raios de sol de um final de manhã gelado. Desta vez, ao contrário do que já tem feito, não desligou o televisor. Não é que a campanha para as eleições presidenciais, que se realizam no próximo domingo, 24, lhe seja indiferente. Aliás, há muito que escolheu em quem tenciona votar. Mas está cansada de ver "sempre o mesmo" no aparelho que ao longo dos dias é a sua principal companhia.
"Como não posso andar, vejo televisão a toda a hora e os telejornais só falam da mesma bodega. Já mete fastio!", queixa-se a octogenária, desejosa que o alinhamento dos noticiários regresse ao formato habitual.
Maria Pais inquieta-se por as pernas não a deixarem trabalhar, como a vontade pede. Já não na fábrica de lanifícios, mas no campo, onde se entretinha depois da reforma. Não o pode fazer, mas o que mais gostava que mudasse em Portugal são as oportunidades concedidas "a esta gente nova", para ter como sustentar a vida e não ter de ir embora para outras paragens. "Queria que entrasse um presidente que garantisse paz e emprego a esta malta nova", diz, sem qualquer esperança.
(Reportagem completa na edição papel)
Autor
Ana Ribeiro Rodrigues
Palavras-Chave
Iguais / Enquanto / Verdelhos / Presidenciais / políticos / gelado / Pais / Maria / geram / entusiasmo
Entidades
Maria Pais / Verdelhos / em Portugal
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Já começaram a chegar e até ao final de Agosto dão uma agitação diferente a muitas aldeias. Os filho...
Confiança nos deputados eleitos pelo círculo de Castelo Branco, para que ajudem a melhorar a vida da...