NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Cerca de 400 contra o lítio

2019-08-27

00:00    00:00

Cerca de 400 pessoas participaram no passado sábado, 24, na Torre, o ponto mais alto da Serra da Estrela, numa acção organizada por um grupo de cidadãos e associações ambientais contra a exploração de lítio em Portugal.
A iniciativa, que decorreu no ponto mais alto de Portugal continental, consistiu na criação da mensagem "Não às minas. Water is life [A água é vida]" e no desenho da "árvore da vida", com o recurso aos corpos das pessoas, que foram filmados com um 'drone'. Participaram cerca de 400 pessoas, segundo a organização, sendo a maioria estrangeiras, e também representantes de associações ambientalistas e movimentos cívicos e do partido ecologista Os Verdes. Segundo os promotores, a mensagem visual irá ser divulgada internacionalmente "para ampliar as vozes dos milhares de cidadãos e grupos ambientais do centro e norte do País que estão contra a mineração de lítio e outras substâncias à porta das suas residências".
A iniciativa foi promovida pelas organizações Awakened Forest Project e Wildlings, com o apoio de outras entidades como a Tamera, Teia da Terra ou Linha Vermelha.
De acordo com Raquel Perdigão, da organização, a acção é "uma chamada de atenção para todos os contratos [de explorações de lítio] que estão prestes a serem assinados" em Portugal. "Nós queremos chamar a atenção, não só da população, mas também do Governo", explica. Raquel Perdigão afirma que a exploração de lítio acarreta "riscos sociais, económicos e ambientais", destacando a poluição devido às emissões de CO2 (dióxido de carbono) e de lençóis freáticos e preocupações com "a desflorestação das áreas que poderão sofrer essa extração". Os participantes exigem ao Governo e às entidades locais para que repensem os efeitos que a exploração de lítio terá para o País.
(Notícia completa na edição papel)



Autor
João Miguel Alves

Categoria
Secções Actualidade

Palavras-Chave
lítio / alto / Cerca / Torre / Estrela / Serra / pessoas / Portugal / exploração / ambientais

Entidades
Os Verdes / Wildlings / Raquel Perdigão / País.(Notícia / João Miguel Alves

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Guardiões querem Serra "limpinha" depois da Volta

Ainda está longe, lá para Agosto, mas na Serra da Estrela já há quem esteja preocupado com os impact...

Utentes desafiam partidos a colocarem portagens na agenda das legislativas

Sindicalistas, empresários, autarcas e populares portugueses e espanhóis exigiram na quarta-feira, 1...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL