A Diocese da Guarda vai assinalar este ano, de forma oficial, a abertura do novo ano pastoral, o "primeiro de um triénio voltado para os jovens e para a família" explica o Bispo da Guarda, D. Manuel Felício.
A cerimónia será no sábado, 5 de Outubro, uma data escolhida por coincidir com "o especial outubro missionário, o seguinte tema – Papa Francisco e a missão."
São convidados para participar nesta jornada, em primeiro lugar, os sacerdotes e diáconos e depois também todos os que participam nos diferentes serviços diocesanos como igualmente os membros dos movimentos apostólicos. "Peço a cada Pároco que faça também esse convite aos seus cooperadores pastorais, nos diferentes serviços paroquiais" diz D. Manuel.
O programa desta jornada inicial do ano pastoral conta com a orientação do padre Vítor Hugo Mendes, que tratará dois assuntos relacionados com o dinamismo o missionário "para o qual o Papa Francisco pretende motivar a Igreja, a saber, o documento de Aparecida e a Igreja Missionária e também o seu apelo para sermos cada vez mais uma Igreja em saída."
Haverá também o testemunho de um pároco da Diocese do Porto sobre a experiência de uma paróquia missionária.
Será também apresentado o programa pastoral para este ano 2019-20 e posto à disposição o livro que inclui a descrição do programa pastoral para este ano e a sua calendarização, para além de mais alguns textos explicativos. "Esperamos iniciar da melhor maneira o programa deste novo ano pastoral, com a protecção maternal de Maria Santíssima, Rainha do Clero e das Missões" afirma o Bispo diocesano.
Autor
Redacção NC
Categoria
Secções
›
Actualidade
Palavras-Chave
Guarda / pastoral / Outubro / abertura / Diocese / Manuel / Papa / Francisco / programa / diferentes
Entidades
D. Manuel Felício / Papa Francisco / ”São / D. Manuel / Vítor Hugo Mendes
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
O Seminário da Guarda acolhe no dia 9, a partir das 9 horas e 30, uma jornada de formação sobre as u...
Como acontece anualmente, na terceira semana de Agosto, a Diocese da Guarda promoveu a sua peregrina...