NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

O dia da Casa Comum

2019-08-29

00:00    00:00

Nos últimos tempos, muito se tem falado sobre a preocupação para com o ambiente e as questões climáticas. As diversas cimeiras, o famoso e controverso acordo de Paris, a foto do buraco e tantas outras manifestações da "mãe natureza" vão chamando à razão os filhos que a pisam e consomem.
Também o Papa Francisco, comprometido com as grandes causas deste século, em 2015 ofereceu à Igreja e a todos os homens de boa vontade, um precioso documento sobre o tema. Com a sua primeira encíclica, Francisco, atento à realidade que envolve o planeta, deu um grande passo na defesa e preocupação para uma «solidariedade universal» a fim de «unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral».
No ano seguinte o Papa determina que o dia 1 de setembro seja sempre o dia de oração pela "casa comum", como ele passa a designar o mundo que habitamos. E com este gesto mais uma vez manifesta um evoluir da doutrina social da igreja, envolvida com o mundo a quem deve servir. Por isso, domingo é dia da "casa comum" e há que marcar a efeméride.
Não por um capricho ou "mais um dia de qualquer coisa", mas sim com um manifesto de quem vive esta solidariedade e empenho na defesa deste planeta, a saturar-se dos nossos caprichos económicos e financeiros, encobrindo interesses pessoais e particulares.
A poucos dias desta celebração universal, eis que a Amazónia é fustigada pelas chamas, inusitadas e incontroláveis, que dão provas da preocupação urgente que o nosso mundo merece.
O presidente da nação brasileira, num discurso de cinco minutos vem justificar-se para o mundo que respira do ar que o pulmão da humanidade oferece, dizendo que os "incêndios florestais existem em todo mundo e isto não pode servir de pretexto para sanções internacionais." Manifestamente a sua preocupação é particular, parece que, ao defender os interesses do Brasil, o resto do mundo pode sofrer da asfixia que o mata… desde que o Brasil se safe.
Este é o cenário: as nações, dotadas de grandes riquezas e patrimónios naturais que se preocupam tanto mais como o seu desenvolvimento tecnológico, financeiro e material, do que com os seus mais preciosos bens, eternos ou intemporais até que os homens os deixem assim ser.
Não satisfeito e manifestamente inquieto com toda esta realidade, o Papa Francisco, numa atitude inédita, convocou para este outubro, de 6 a 27, a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos da Região Pan-amazónica, para refletir sobre o tema "Amazónia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral".
A Amazónia constitui, por si só, uma região de grande riqueza e biodiversidade, é multiétnica, pluricultural e plurirreligiosa, um espelho de toda a humanidade que, em defesa da vida, exige mudanças estruturais e pessoais de todos os seres humanos, dos Estados e da Igreja.
As reflexões do Sínodo Especial superam o âmbito estritamente eclesial amazónico, por serem relevantes para a Igreja universal e para o futuro de todo o planeta. O tomar por base um território específico tem como objetivo o fazer uma ponte para outros territórios essenciais para a nossa humanidade.
Aqui se revela uma Igreja universal, atenta e aberta a todos, mostrando como é de vital importância escutar os povos indígenas e todas as comunidades que vivem na Amazónia, a fim de ajudar a construir um "futuro tranquilo" e um "bem viver" para as futuras gerações.



Autor
Diretor

Categoria
Editorial Editorial

Palavras-Chave
Igreja / mundo / Francisco / Papa / Amazónia / preocupação / Casa / Comum / universal / planeta

Entidades
Papa Francisco / Francisco / Papa / Casa Comum

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

E que fazer aos pobres?

No passado domingo, o Papa Francisco almoçou com 1 500 pessoas depois a eucaristia que presidiu na B...

Os padres casados e o vinho de Caná

O passado fim – de – semana ficou marcado por grandes acontecimentos, que parecendo-nos longínquos n...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL