A Câmara de Manteigas aprovou a proposta de orçamento municipal para 2020, no valor de sete milhões de euros, que contempla verbas para o estudo de uma ligação mecânica para as Penhas Douradas.
O orçamento foi aprovado pela Câmara Municipal, por maioria, com dois votos do PS, a abstenção de um vereador do PSD e da vereadora do movimento independente Unir e Mudar Manteigas, e o voto contra do segundo vereador social-democrata.
Segundo o autarca de Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho, o orçamento para 2020 aumentou cerca de um milhão de euros relativamente ao de 2019. "É um orçamento irrisório para um território com as necessidades que tem o município de Manteigas", afirma o autarca à agência Lusa, explicando que o concelho não tem receitas próprias e depende das transferências do Estado e das candidaturas aos fundos comunitários. Ainda assim, considera tratar-se de um orçamento "bem pensado", por apresentar projectos novos e "arrojados" e também "algumas propostas que vêm de mandatos anteriores".
As propostas incluídas no orçamento para 2020 visam "uma maior atractividade turística" e dar "maior qualidade de vida" aos cidadãos do concelho. No próximo ano, o executivo liderado por Esmeraldo Carvalhinho pretende continuar a "valorizar o património e a promover o território" com projectos de recuperação de espaços públicos e urbanos e com a aposta em projectos ambiciosos, como é a ligação por via mecânica entre Manteigas e as Penhas Douradas. "É um projecto ambicioso, que requer um investimento muito grande, mas estamos já a preparar os estudos de viabilidade técnica e económica. É a ligação por via mecânica, seja por teleférico ou outro [meio], que aproxime Manteigas das Penhas Douradas", explica. Esmeraldo Carvalhinho refere que "subir de Manteigas para a Serra da Estrela através de um meio deste tipo preserva a Serra em termos ambientais, contribui para a redução de CO2 e para a redução dos problemas do aquecimento global" e "constitui um factor de atractividade a Manteigas, de inovação e de aventura, a juntar ao parapente e às caminhadas". O município destina uma verba de dez mil euros para "estudos de viabilidade técnica e financeira" do projecto.
(Notícia completa na edição papel)
Autor
Redacção NC
Palavras-Chave
Manteigas / Câmara / orçamento / municipal / vereador / PSD / Unir / Mudar / Penhas / Carvalhinho
Entidades
Esmeraldo Carvalhinho / Serra
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
A Câmara de Penamacor vai ter um orçamento de 14,993 milhões de euros em 2020, pouco menos do que os...
Documento aprovado por maioria, com voto de qualidade do presidente da Câmara...