NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

O homem que durante 60 anos foi NC

2019-01-09

00:00    00:00

Padre Fernando Brito é homenageado no domingo. Ao NC conta a sua ligação ao semanário.

Quando, aos 24 anos, deixou Loriga, concelho de Seia, em Setembro de 1959 (tinha sido ordenado padre um mês antes), Fernando Brito dos Santos, o padre Fernando, longe estaria de pensar que os próximos 60 anos seriam passados na Covilhã, e, além das funções sacerdotais que iria ter, passaria mais de meio século agarrado a um jornal. Não no sentido literal da palavra, mas com uma ligação quase umbilical a um semanário com mais de uma centena de anos: o Notícias da Covilhã (NC).

"Eu entrei na paróquia de Nossa Senhora da Conceição a 2 de Setembro de 1959. Como o jornal estava adstrito à paróquia, acabei por entrar nele também, pois eu era o coadjutor do padre José de Andrade. E passei também por assim dizer, a coadjutor do jornal, que se localizava em instalações precárias, na Rua Comendador Mendes Veiga. Ficava na cave de uma casa, onde estava a máquina de impressão, ali ao lado do Abrigo dos Pequeninos" explica ao NC o seu ex-director, que no passado mês de Dezembro deixou o cargo. Que ocupou nos últimos nove anos, embora a ligação ao NC já exista, em diversos cargos, há cerca de 60. Desde que chegou à Cidade Neve.

"Acompanhei todas as mudanças"
E, como muito boa gente, foi por baixo que o padre Fernando começou. A fazer funções do mais básico que havia. Mas importantes. " À quinta-feira íamos, eu e o padre Andrade, buscar o jornal à máquina. À mão, para levarmos para outras instalações do Notícias, de modo a dobrá-lo, cintá-lo, para poder ir para os correios. Eu vim para dobrar o jornal" graceja Fernando Brito, que diz que era "grande preocupação" do padre José Andrade, na altura director do NC, ter tudo pronto a horas. "Ele acompanhava tudo do jornal. E eu também. Na altura, o NC tinha poucos trabalhadores, para aí uns seis, mas depois foi crescendo" frisa.

(Reportagem completa na edição papel)



Autor
João Alves

Categoria
Secções

Palavras-Chave
Fernando / Brito / Padre / jornal / Covilhã / Andrade / Setembro / ligação / José / durante

Entidades
Padre Fernando Brito / Fernando Brito dos Santos / Fernando / José de Andrade / padre Andrade

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Vizinhos satisfeitos com o regresso do NC à sua rua

O Notícias da Covilhã, que há 106 anos começou a ser impresso na Rua Comendador Mendes Veiga, em 192...

Quando o merceeiro se tornou presidente da câmara

Em 1978, o executivo camarário caiu, em Belmonte. Foi um merceeiro que tomou conta dos destinos do c...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL