NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Serra da Estrela é Geopark Mundial

2019-09-03

00:00    00:00

Estatuto foi atribuído pela UNESCO e a decisão conhecida esta terça-feira

A candidatura da Serra da Estrela a Geopark Mundial foi aprovada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) na 4.ª Sessão do Conselho de Geoparks Mundiais, realizada na Indonésia, foi anunciado na última terça-feira, 3.
"A região da Serra da Estrela viu ontem [segunda-feira] aprovada pelo Conselho de Geoparks Mundiais da UNESCO a sua candidatura a Geopark Mundial e fica agora apenas a aguardar o parecer do Conselho Executivo da agência das Nações Unidas", refere a Associação Geopark Estrela, em comunicado.
Segundo Joaquim Brigas, presidente da Associação Geopark Estrela e do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), a aprovação da candidatura por parte da UNESCO "é o reconhecimento do potencial geológico do território e do seu património natural e cultural e, nessa medida, um primeiro passo para o desenvolvimento sustentável de toda a região da Estrela".
"Um efeito natural deste primeiro passo será o aumento do potencial turístico, económico e social dos municípios que fazem parte do território. E, por conseguinte, o aumento da qualidade de vida das populações", vaticina Joaquim Brigas.
A candidatura da Estrela a Geopark Mundial foi aprovada pela UNESCO na 4.ª Sessão do Conselho de Geoparks Mundiais, que decorreu entre sábado e terça-feira, em Gili, na Indonésia.

A Associação Geopark Estrela é composta por nove municípios dos distritos da Guarda, Castelo Branco e Coimbra (Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Oliveira do Hospital e Seia) e também pelo IPG e pela Universidade da Beira Interior (UBI). A presidência da associação é assegurada pelo presidente do IPG, Joaquim Brigas, e a vice-presidência por José Páscoa Marques, vice-reitor da UBI.
"As duas instituições de ensino superior da região pretendem apostar na investigação científica para garantir o melhor conhecimento possível das características do território e as suas potencialidades geológicas e paisagísticas", afirma Joaquim Brigas.

Mais informação na edição impressa do NC.



Autor
Redacção NC

Categoria
Secções Actualidade

Palavras-Chave
Geopark / Estrela / Serra / UNESCO / Geoparks / Mundial / Nações / Unidas / Guarda / Joaquim

Entidades
Joaquim Brigas / José Páscoa Marques

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Conferência internacional sobre "Cultura. Território e Desenvolvimento" em Idanha-a-Velha

A Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) vai organizar entre quinta-feira e sábado, na aldeia ...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL