Na tomada de posse como novo reitor da UBI, João Queiroz reforçou a aposta na investigação e qualidade da instituição, na qual será criada um conselho consultivo que contará com o ex-reitores da Universidade.
"Esta é uma mudança tranquila". É esta a convicção do novo reitor da UBI, João Queiroz, que tomou posse na última sexta-feira, 19, no cargo, numa cerimónia que decorreu na Faculdade de Medicina da UBI. Na hora de se sentar na cadeira máxima da UBI, João Queiroz reconheceu que a instituição entra numa nova fase da sua vida, mas que confia na UBI para vencer os desafios do futuro.
Queiroz deixou algumas novidades para o futuro. Desde logo a criação de um plano estratégico que deixará as linhas orientadoras para a UBI nos próximos anos, que será apresentado em 2010. Depois, a criação de um conselho consultivo que aconselhará o novo reitor sobre os futuros passos da instituição. Para ele serão convidados os ex-reitores, Passos Morgado e Santos Silva, para além de personalidades de destaque na região e País, bem como gente ligada às empresas. Aliás, a aproximação da academia ao mundo do trabalho é também um dos objectivos de Queiroz.
Para além disto, o novo reitor diz-se apostado em qualificar cada vez mais os recursos humanos da Universidade, desburocratizar o papel do docente da UBI para que estes se possam dedicar cada vez mais a leccionar e investigar, criar um sistema de incentivo à investigação (será criado um Instituto Coordenador da Investigação) e reforçar as parcerias internacionais com outras instituições, pois a internacionalização da UBI "não passa só pela competição científica, mas também pelo reforço das parcerias". Serão criados cursos de pós-graduação em língua estrangeira, até porque Queiroz deseja que a UBI ganha cada vez mais alunos oriundos de outros países.
A relação entre a UBI e a sociedade não foi esquecida. Queiroz aposta também numa maior ligação ao Parkurbis, criando um plano estratégico conjunto, e durante todo o discurso de tomada de posse, focou sempre as palavras "qualidade" e "investigação" como pedras de toque do seu mandato, no qual será acompanhado por três vice-reitores (Ana Duarte, Paulo Almeida e Vítor Cavaleiro) e três pró-reitores (Isabel Neto, Tiago Sequeira e Amélia Augusto).
João Queiroz, 44 anos, é natural de Vale da Mula, Almeida, licenciado em Bioquímica pela Universidade de Coimbra e docente da UBI desde 1986.
Santos Silva elogia novo responsável
Na hora do adeus, Santos Silva lembrou o crescimento da UBI em todos os campos, desde o número de alunos, docentes, investigações científicas e infra-estruturas, lembrando a acção que a UBI teve na Covilhã, transformando a cidade numa "cidade do conhecimento" e contribuindo também para a sua requalificação, com a recuperação de inúmeros edifícios, a maioria fabris, por toda a urbe. Mais: Santos Silva lembra que a UBI contribuiu para a criação de emprego e de riqueza para a cidade, pela presença de muitos alunos oriundos de outras paragens. Esperando que a UBI "continue a crescer e a desenvolver-se", Santos Silva diz que com João Queiroz se abre "um novo ciclo", mas que este está pronto para enfrentar os desafios que se adivinham. "Vai desempenhar as funções com o maior sucesso" afiança, lembrando os já mais de 20 anos dedicados por Queiroz à instituição.
Do seu mandato, Santos Silva aponta como data mais marcante a criação da Faculdade de Ciências da Saúde, que "contribuiu para a afirmação da instituição pela qualidade e diferença". Aliás, o ex-reitor garante que a UBI é uma universidade "diferente e aberta", pelo que existem cada vez mais candidatos ao Ensino Superior a escolherem a UBI como primeira opção. Uma despedida em que Santos Silva foi aplaudido, de pé, durante largos minutos.
Autor
João Alves
Palavras-Chave
UBI / Queiroz / João / Silva / Santos / instituição / Universidade / reitor / posse / investigação
Entidades
João Queiroz / Passos Morgado / Santos Silva / Parkurbis / Ana Duarte
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Novo reitor da UBI quer diálogo "franco e permanente"...
Garantia deixada pelo Reitor João Queiroz no 25º aniversário da instituição...