Paulo Macedo quer ver em funcionamento um Pólo de Saúde na região e o CHCB como "protagonista do futuro".
O ministro da Saúde, Paulo Macedo, quer que o Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB) seja "protagonista do futuro", em articulação com os Hospitais da Guarda, de Castelo Branco e os institutos politécnicos destas duas cidades, mas, em visita à Covilhã, na passada terça-feira, 14, para a tomada de posse do novo conselho de administração da unidade hospitalar, não adiantou em que moldes.
"Neste momento, o que nos interessa, é ter um pólo com maior articulação. Temos de ver a forma, se passa por uma mudança orgânica ou não", frisou o governante.
Paulo Macedo disse que "a Covilhã tem vindo a ocupar um papel importante a nível regional e nacional". E acrescentou que "é exigível que o Centro Hospitalar continue a fazer jus desta posição e seja protagonista do futuro".
Segundo o ministro da tutela "teremos assim reunido um importante pólo de saúde cuja efectiva implantação deverá dar bons resultados", nomeadamente na articulação entre unidades hospitalares e cuidados de saúde continuados.
A criação de um Pólo de Saúde da Beira Interior volta a ser mencionada, depois de em Dezembro o Grupo Técnico para a Reforma Hospitalar ter defendido essa solução no seu relatório, onde era sugerida a concentração de serviços até Março de 2013.
No discurso de tomada de posse Miguel Castelo Branco, presidente do conselho de administração do CHCB, sublinhou o grande desafio que tem pela frente, de dar mais garantias de saúde com custos inferiores e acentuou a necessidade de se trabalhar "em rede", com a "maior proximidade possível", reforçando mecanismos de cooperação institucional e recentrando a missão de cada unidade de saúde, para permitir uma oferta de cuidados diferenciados.
"Acredito ser possível desenvolver consensos que permitam que a maioria das situações clínicas possa ser desenvolvidas na região", frisou o antigo presidente da Faculdade de Ciências da Saúde, que acentuou a intenção de apostar na investigação e nos laços com a instituição de ensino.
Paulo Macedo referiu que a nova equipa, composta pela directora clínica Rosa Ballesteros, o enfermeiro director António João Rodrigues, Anabela Almeida e Orminda Sucena, têm pela frente uma tarefa "exigente", dado o actual contexto de falta de recursos financeiros. A prioridade, alertou, deve ser o combate à ineficácia, ao desperdício.
Autor
Ana Ribeiro Rodrigues
Categoria
Secções
›
Actualidade
Palavras-Chave
saúde / Macedo / Pólo / Paulo / Hospitalar / Guarda / Cova / Hospitais / CHCB / articulação
Entidades
Paulo Macedo / Miguel Castelo Branco / CHCB / Rosa Ballesteros / António João Rodrigues
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Obstáculo à fixação de médicos na região...
Câmara quer que trabalho meritório do CHCB seja reconhecido...