NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Faltam vagas de especialidade para médicos

2012-10-24

00:00    00:00

Obstáculo à fixação de médicos na região.

A falta de abertura de vagas de especialidade, no Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB), para médicos que se acabam de formar tem sido um travão à fixação destes profissionais de saúde na região. A ideia foi deixada na passada semana pelo presidente do Conselho de Administração do CHCB, Miguel Castelo Branco, num debate que juntou os três autarcas da Cova da Beira, bem como reitor da UBI, e que foi uma das iniciativas que, ao longo da semana, assinalou os 12 anos de criação do Centro Hospitalar.
Consensual foi a opinião de que o CHCB mudou o paradigma da saúde na região. Mas apesar da avaliação ser positiva, deve ambicionar-se mais, como diz o presidente da Câmara de Belmonte, Amândio Melo, que voltou a reclamar a criação de um grande centro hospitalar para toda a Beira Interior. "Temos quatro hospitais, próximos uns dos outros, cada um com iniciativas próprias e as suas ofertas. Mas estas deviam ser integradas de forma a serem rentabilizadas para prestarem mais serviços. Gostava muito que não tivéssemos que nos deslocar para Coimbra ou Lisboa cada vez que uma situação mais grave acontece. E nós temos estruturas para isso" acredita o presidente da Câmara de Belmonte.
Já o autarca covilhanense, Carlos Pinto, acredita que, num futuro próximo, a região possa ser procurada pelas suas características como um dos melhores pólos de saúde de todo o País. "Que se veja a Covilhã como espaço excepcional de prestação de cuidados de saúde, em que se combina o trabalho dos profissionais do dia-a-dia com investigadores e professores. Não me enganarei muito se não tivermos uma população exterior que venha aqui, instalada em bons hotéis e pousadas, tratar da sua saúde, como hoje acontece em várias partes do mundo."
Quanto ao autarca fundanense, Paulo Fernandes, diz que na saúde é preciso investir cada vez mais, pois novos serviços darão uma melhor resposta às necessidades da população. "A criação de mais serviços, que possam ter um grau de acção superior à vertente local. Temos uma enorme capacidade instalada. É preciso continuar a investir nas capacidades dos serviços concretos e expansão dos serviços que este centro hospitalar possa ter."

(Artigo completo na edição papel)



Autor
João Alves

Categoria
Local Covilhã

Palavras-Chave
médicos / Beira / CHCB / Centro / Hospitalar / Cova / vagas / especialidade / fixação / saúde

Entidades
Miguel Castelo Branco / Carlos Pinto / Paulo Fernandes / Conselho de Administração do CHCB / Centro Hospitalar da Cova da Beira

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Covilhã volta a reclamar hospital central

Câmara quer que trabalho meritório do CHCB seja reconhecido...

Fidalgo apela à cooperação com politécnicos da região

Novo reitor da UBI quer diálogo "franco e permanente"...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL