Autocarros urbanos chegaram ao Fundão

2009-06-17

O Fundão tem desde a semana passada transportes públicos urbanos. A viagem inaugural foi no dia 9, Dia do Concelho. Os autocarros estiveram entretanto a fazer serviço para a Festa da Cereja, em Alcongosta, e começaram agora a circular pela cidade. Até ao final do mês as viagens são gratuitas.

São dois os autocarros a percorrer continuamente, em sentidos opostos, um circuito entre dois extremos da cidade, a Adega Cooperativa do Fundão e a Escola Serra da Gardunha. Os munícipes podem identificar os locais onde o autocarro passa pelas guias azuis pintadas na berma da estrada. A cada 15 minutos passam por cada uma das 27 paragens.

Os preços variam entre um euro o bilhete diário e os 20 euros do passe mensal, metade para estudantes e portadores do cartão social municipal.

Pretende-se com o sistema de transportes urbanos levar as pessoas a deixarem o carro em casa. Nesse sentido, vão ser criadas mais zonas pedonais e facilitar desta forma a mobilidade.

O sistema de transportes públicos urbanos foi concessionado à Auto-Transportes do Fundão por 80 mil euros ao ano, que se responsabiliza pela manutenção, logística e combustíveis. À Câmara Municipal do Fundão compete a cedência dos autocarros e dos motoristas. As receitas dos bilhetes revertem para a autarquia.

Trata-se de um investimento de 350 mil euros que pode ser financiado até 70 por cento pelo programa Polis. Segundo a edilidade os transportes públicos são um projecto-âncora do programa de requalificação urbana.

Notícias da Covilhã

Local Fundão

Fundão / Autocarros / transportes / urbanos / públicos / euros / chegaram / semana / passada / Concelho

Fundão / Festa da Cereja / Alcongosta / Adega Cooperativa do Fundão / Escola Serra da Gardunha