NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Câmara apoia compra de limpa-neve

2012-01-25

00:00    00:00

Bombeiros da Covilhã vão ter dois limpa-neve. Autarquia apoia com financiamento de 30 por cento.

A Câmara Municipal da Covilhã vai suportar os 30 por cento de financiamento próprio necessários para a aquisição de dois limpa-neve candidatados pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Covilhã ao programa comunitário Mais Centro.
O valor total dos dois veículos é de 209 mil e cem euros e vão servir para desobstruir as estradas quando a neve cair no concelho mas sobretudo para ajudar as freguesias que mais se deparam com o problema a espalhar sal sobre o gelo e a prevenir a sua acumulação, informa Pedro Silva, vereador com o pelouro da Protecção Civil.
A gestão deste equipamento ficará a cargo do Serviço Municipal de Protecção Civil, que assegurará a sua manutenção. A autarquia compromete-se a formalizar a candidatura ao Mais Centro e o lançamento dos concursos públicos, em separado para cada um dos veículos. O prazo para a entrega é de 60 dias, "depois disso teremos a viatura disponível", adianta Pedro Silva.
Com o veículo mais ligeiro pretende-se ajudar as Juntas de Freguesia, como são os casos de Aldeia de São Francisco de Assis, São Jorge da Beira, Sobral de São Miguel, Casegas, Verdelhos ou Sarzedo a espalhar sal. Este meio" é mais rápido e torna este tipo de trabalhos mais fáceis de fazer", acentua Pedro Silva. O limpa-neve pesado servirá, nomeadamente, para acorrer à zona das Penhas da Saúde "que é uma zona de montanha que importa preservar em termos de operacionalidade das vias de comunicação", salienta o vereador com o pelouro.
Segundo Pedro Silva este equipamento "já teria dado jeito nos Invernos todos anteriores".
Questionado sobre o eventual apoio na limpeza dos acessos à Serra, Pedro Silva diz que se trata de uma estrada nacional, responsabilidade da Estradas de Portugal. "Se forem necessários os nossos equipamentos, havemos de encontrar forma de protocolar essa colaboração, mas pensamos que os equipamentos à disposição das EP são suficientes para essa limpeza das vias nacionais", salienta o vereador.



Autor
Ana Ribeiro Rodrigues

Categoria
Local Covilhã

Palavras-Chave
Covilhã / Pedro / Silva / limpa-neve / Bombeiros / Câmara / Civil / Municipal / Centro / Protecção

Entidades
Pedro Silva / Serra / Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Covilhã / Protecção Civil / Câmara Municipal da Covilhã

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Protecção civil sem meios para neve e gelo

Diz que meios mecânicos são obsoletos...

Nova estrada para Peraboa e Ferro

Em Janeiro iniciam-se as obras...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL