Protocolos assinados na semana passada.
Na semana passada, na visita efectuada à Covilhã, o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, assinou com a Câmara protocolos de colaboração para a construção do posto territorial da GNR no Tortosendo e do subagrupamento de montanha nas Penhas da Saúde. Um investimento de cerca de dois milhões de euros que será suportado pela autarquia, que depois arrendará as instalações ao Ministério.
Um acordo que surgiu há já alguns meses após reuniões de trabalho entre as duas entidades. "Assim, é fácil trabalhar" frisa o autarca covilhanense, que elogia esta forma de se resolver problemas "importantes" que se arrastavam há já alguns anos.
No Tortosendo, há já uma década que o problema das instalações não tinha uma resolução definitiva. Primeiro, a GNR esteve num posto já antigo que se foi degradando ficando sem quaisquer condições para os militares, que acabaram por se mudar para uma casa arrendada. Já na Serra, o grupo de Montanha tem ocupado as antigas "bolas" da Força Aérea, mas sempre se pensou numa solução melhor e definitiva já que esta força, está permanência na Serra. "O fluxo turístico passou a exigir maior segurança. A existência deste grupo de Montanha consolida a necessidade de novas instalações" afirma Carlos Pinto, lembrando o surgimento, nas Penhas da Saúde, de um aldeamento de montanha que terá população ali a residir permanentemente.
O autarca diz que este é um exemplo de boa colaboração institucional. Dispensa o ministério de investir uma verba significativa, mas também permite construir instalações sem sacrificar o orçamento camarário. Os terrenos estão desbloqueados, agora irão avançar os projectos e em 2012, é possível que a GNR já conte com novas instalações nestes dois locais.
Posto de trânsito em 2011
Carlos Pinto não deixou passar em claro a visita do governante para o "lembrar" da criação do Posto de Trânsito da GNR, na cidade, a antiga "Brigada de Trânsito". O autarca recordou que essa criação já foi estipulada em Diário da República e lamentou que os meios humanos ainda não tenham sido destacados para a cidade.
O autarca diz que está tudo pronto, que os efectivos poderão vir para o Destacamento da GNR, na cidade, até porque haverá soluções para instalar outros efectivos, como o Grupo de Montanha, que poderá ficar provisoriamente nas instalações da Pousada da Juventude, nas Penhas da Saúde.
Na resposta, Rui Pereira assegurou que o Posto de Trânsito "vai ser criado", pois "gostamos de cumprir os nossos compromissos". O ministro da Administração Interna assegura que quando saírem os próximos mil militares da GNR que estão em formação, as vagas da Covilhã serão preenchidas. Tendo em conta que o concurso foi aberto em Abril, e tendo em conta o tempo de formação dos militares, 2012 será, por certo, o ano em que o Posto de Trânsito se poderá tornar realidade.
Autor
João Alves
Palavras-Chave
Protocolos / GNR / posto / montanha / semana / trânsito / passada / Câmara / instalações / Saúde
Entidades
Rui Pereira / Serra / Carlos Pinto / Administração Interna / Câmara
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
No final do ano...
Obra pronta dentro de nove meses...