NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Academia gimno arranca

2013-07-24

00:00    00:00

Obra pronta dentro de nove meses.

É a última obra que se inicia ainda no mandato do autarca Amândio Melo. Em Belmonte, o antigo mercado municipal vai ser reconvertido numa Academia Gimno, em que os desportos aquáticos serão a grande novidade, virados para a saúde e bem-estar.
"É uma obra muito importante para as populações. Cria condições de lazer e desporto, em prol da saúde, quer na vertente preventiva, quer para tratamento de algum mal" explica o autarca Amândio Melo, que diz já ter recebido por parte da Direcção Geral de Saúde total abertura para colaboração com aquela infra-estrutura. A obra, que se vai iniciar agora, já que o estaleiro foi montado na passada semana, tem um prazo de conclusão de nove meses e um custo estimado de 600 mil euros, com fundos da autarquia e sem qualquer medida de apoio exterior. "Será uma Academia com várias valências, especialmente vocacionada para a prevenção de doenças" frisa o autarca, que lembra só ser possível avançar com esta realização porque a Câmara "beneficiou do facto de ter uma execução orçamental boa".
Esta é também a solução para um edifício que nunca teve sucesso na sua função inicial: de mercado municipal. Foi criado para o efeito, mas nunca funcionou bem, no segundo piso. Já no piso superior, foram várias as utilizações até ao momento, estando agora ali sedeada a Empresa Municipal, a Associação de Municípios da Cova da Beira e o projecto de saúde liderado por Manuel Geraldes de estudo da diabetes no concelho. Mas no passado, já ali houve lojas, cursos de formação profissional, o Gabinete Técnico Local e também por ali já se realizaram vários actos eleitorais.
Quanto ao futuro funcionamento da Academia, Amândio Melo, que já não estará no executivo quando a obra for inaugurada, defende que não se concessione e que seja gerida directamente pela autarquia. "A concessão pode desvirtuar o objectivo para que foi criada, passando a ter objectivos meramente comerciais" afirma.



Autor
João Alves

Categoria
Local Belmonte

Palavras-Chave
Melo / Academia / Amândio / gimno / saúde / autarca / municipal / arranca / pronta / última

Entidades
Amândio Melo / Manuel Geraldes / Academia Gimno / Direcção Geral de Saúde / Academia

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Health club no antigo mercado

Projecto da autarquia avaliado em 700 mil euros...

ADE recebe apoio para concluir nova sede este ano

Clube espera concluir complexo ainda este ano...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL