Carlos Pinto promete apresentar projecto. Obras "só quando houver recursos".
A Câmara da Covilhã apresenta, no próximo mês de Setembro, ou, em alternativa, no próximo Dia da Cidade, 20 de Outubro, o projecto do novo aeroporto para a zona do Terlamonte. "Com tudo aprovado" assegurou na passada sexta-feira, 27, Carlos Pinto, aos deputados da Assembleia Municipal.
O autarca afirma que será mostrada a maqueta e o projecto da infra-estrutura, mas a obra só avançará "quando houver recursos". Carlos Pinto diz que já há terrenos adquiridos para o efeito e que o acesso ao aeroporto será feito pelo acesso norte da Covilhã à A23.
O projecto de um novo aeroporto regional, na cidade, é uma ideia defendida pelo autarca há mais de 10 anos. Da reformulação do antigo aeródromo à construção de uma nova infra-estrutura no Terlamonte, muitas foram as vicissitudes que a ideia sofreu, a última com a cedência dos terrenos do aeródromo à PT para a construção do Data Center. Uma opção que levou a Covilhã a deixar de ter uma pista e que foi algo criticada, sobretudo por estudantes de aeronáutica da UBI, que utilizavam a infra-estrutura.
Na passada sexta-feira, 27, na Assembleia Municipal, o PS perguntou o que estava pensado no que toca a este assunto, com Carlos Pinto a assegurar que o projecto será ainda apresentado este ano. Há um ano atrás, o vereador da autarquia covilhanense, Pedro Silva, deixava a garantia de que se estava a trabalhar "no Data Center, a par com uma nova pista do aeroporto". O explicava mesmo que tal facto "faz toda a diferença em termos aeronáuticos" Pois tratava-se "da substituição de um aeródromo por aquilo que será o projecto, que já não é de agora, de uma infra-estrutura aeroportuária que responda às necessidades da região".
Há uma década atrás, o projecto para o Terlamonte representava uma área de implantação de 200 hectares, com uma pista de 1200 metros de comprimento e 30 de largura. Havia também a ideia de construir hangares destinados à UBI e ao aero-clube, um hotel e uma área residencial de forma a apoiar os voos charter e privados, transitários, e grupagem, entre outros.
Agora, sobre o novo projecto pouco se sabe, embora o autarca Carlos Pinto sempre tenha defendido a ideia de que a Covilhã aspirava a receber voos de companhias "low-cost".
Autor
João Alves
Categoria
Secções
›
Actualidade
Palavras-Chave
Pinto / Carlos / projecto / Covilhã / Setembro / Aeroporto / Terlamonte / será / ideia / infra-estrutura
Entidades
Carlos Pinto / Pedro Silva / PT / PS / Dia da Cidade
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Centro de dados já tem localização...
Protocolos assinados na semana passada...