NEWSLETTER MEDIA ENGLISH
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Aeroporto apresentado em Setembro

2012-07-31

00:00    00:00

Carlos Pinto promete apresentar projecto. Obras "só quando houver recursos".


A Câmara da Covilhã apresenta, no próximo mês de Setembro, ou, em alternativa, no próximo Dia da Cidade, 20 de Outubro, o projecto do novo aeroporto para a zona do Terlamonte. "Com tudo aprovado" assegurou na passada sexta-feira, 27, Carlos Pinto, aos deputados da Assembleia Municipal.
O autarca afirma que será mostrada a maqueta e o projecto da infra-estrutura, mas a obra só avançará "quando houver recursos". Carlos Pinto diz que já há terrenos adquiridos para o efeito e que o acesso ao aeroporto será feito pelo acesso norte da Covilhã à A23.
O projecto de um novo aeroporto regional, na cidade, é uma ideia defendida pelo autarca há mais de 10 anos. Da reformulação do antigo aeródromo à construção de uma nova infra-estrutura no Terlamonte, muitas foram as vicissitudes que a ideia sofreu, a última com a cedência dos terrenos do aeródromo à PT para a construção do Data Center. Uma opção que levou a Covilhã a deixar de ter uma pista e que foi algo criticada, sobretudo por estudantes de aeronáutica da UBI, que utilizavam a infra-estrutura.
Na passada sexta-feira, 27, na Assembleia Municipal, o PS perguntou o que estava pensado no que toca a este assunto, com Carlos Pinto a assegurar que o projecto será ainda apresentado este ano. Há um ano atrás, o vereador da autarquia covilhanense, Pedro Silva, deixava a garantia de que se estava a trabalhar "no Data Center, a par com uma nova pista do aeroporto". O explicava mesmo que tal facto "faz toda a diferença em termos aeronáuticos" Pois tratava-se "da substituição de um aeródromo por aquilo que será o projecto, que já não é de agora, de uma infra-estrutura aeroportuária que responda às necessidades da região".
Há uma década atrás, o projecto para o Terlamonte representava uma área de implantação de 200 hectares, com uma pista de 1200 metros de comprimento e 30 de largura. Havia também a ideia de construir hangares destinados à UBI e ao aero-clube, um hotel e uma área residencial de forma a apoiar os voos charter e privados, transitários, e grupagem, entre outros.
Agora, sobre o novo projecto pouco se sabe, embora o autarca Carlos Pinto sempre tenha defendido a ideia de que a Covilhã aspirava a receber voos de companhias "low-cost".



Autor
João Alves

Categoria
Secções Actualidade

Palavras-Chave
Pinto / Carlos / projecto / Covilhã / Setembro / Aeroporto / Terlamonte / será / ideia / infra-estrutura

Entidades
Carlos Pinto / Pedro Silva / PT / PS / Dia da Cidade

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

PT no aeródromo

Centro de dados já tem localização...

Projecto de execução do aeroporto aprovado

Obra fica pronta para avançar assim que houver cobertura financeira...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL