Obra fica pronta para avançar assim que houver cobertura financeira.
A Câmara Municipal da Covilhã aprovou na reunião pública da última sexta-feira, 19, o projecto de execução do novo aeroporto.
Carlos Pinto, presidente da autarquia, frisa que, assim que houver cobertura financeira, estão reunidas as condições para avançar com a obra, prevista para o Terlamonte, junto ao nó Norte da A23.
O edil espera que o financiamento possa ser conseguido no âmbito da futura Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, "que abriu as portas a projectos de grande impacto de natureza territorial".
Carlos Pinto nota que se prevê uma comparticipação comunitária na ordem dos 95 por cento e que essa poderá ser a oportunidade de construir a estrutura. O autarca salienta que a Covilhã fica dotada das condições, caso exista financiamento, "para quem estiver à frente do município lançar esta obra, se assim o entender".
O projecto, com as autorizações necessárias, resulta de um "processo longo", que implicou o pronunciamento de diversas entidades.
A pista está desenhada para ter 1200 metros, mais 400 que a do antigo aeródromo, e fica com capacidade para poder ser ampliada até aos dois quilómetros. Estima-se que o custo ronde entre 10 a 12 milhões de euros, com as despejas relativas ao projecto.
O Aeródromo da Covilhã encerrou no Verão de 2011, para no local ser construído o Centro de Dados da Portugal Telecom. A decisão foi contestada, especialmente por pilotos e alunos e professores do Departamento de Aeronáutica da Universidade da Beira Interior, mas Carlos Pinto disse não haver alternativa para a instalação do novo investimento, por não ter disponível solo urbanizável que permitisse em tempo útil, se recurso à demorada burocracia, ter um espaço para ceder à telefónica nacional.
Autor
Ana Ribeiro Rodrigues
Palavras-Chave
execução / aeroporto / Câmara / Municipal / Pinto / Projecto / Covilhã / houver / cobertura / Carlos
Entidades
Carlos Pinto / Comunidade Intermunicipal das Beiras / Departamento de Aeronáutica da Universidade da Beira Interior / Terlamonte / Norte
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Carlos Pinto promete apresentar projecto. Obras "só quando houver recursos"...
Centro de dados já tem localização...