Peça inspirada em cinco contos de Vergílio Ferreira.
Estreia esta quarta-feira, 16, e está em cena até ao próximo domingo a mais recente peça do Teatro das Beiras, " A Neve", encenada por José Carretas a partir de cinco contos do escritor Vergílio Ferreira.
"A Estrela", "A Fonte", "A Galinha", "O Encontro" e "A Palavra Mágica" são os cinco textos trabalhados, que em palco são apresentados interligados. Até domingo, 19, às 21h30, é possível ver o resultado. "A Neve" regressa ao auditório do Teatro das Beiras em Janeiro.
São histórias que revelam um humor triste e alguma nostalgia em relação à condição humana. Memórias de um tempo, que não foi assim há tanto tempo, em que o coração dos homens era frio como a neve, nota a companhia sedeada na Covilhã.
A interpretação está a cargo de Fernando Landeira, Pedro Damião, Pedro da Silva, Rui Raposo Costa, Sónia Botelho e Teresa Baguinho.
Vergílio Ferreira (1916 – 1996) nasceu em Melo, Gouveia, e repartiu uma boa parte da sua vida pelo Interior: Gouveia, Fundão, Bragança, Évora. A neve, que virá a ser um dos elementos fundamentais do seu imaginário romanesco, é o pano de fundo da infância e adolescência passadas na zona da Serra da Estrela. Talvez por isso, a sua obra revela tanto a vida na província e reflecte o contraste entre campo e cidade.
Os contos de Vergílio Ferreira traduzem e mostram a essência do povo português entre os anos 40 e 80. São 50 anos de prosa feita de amarga ternura lírica, uma certa visão quase irónica, quase desoladora feita de desalento pessimista, mas onde o homem solitário tende para o Homem Total, onde o eu particularíssimo se aproxima do Eu Universal. Aqui temos uma inclinação para descobrirmos a subtileza da alma portuguesa. Uma alma latina, saudosista, plena de surpresas.
Autor
Notícias da Covilhã
Palavras-Chave
Peça / Neve / Beiras / Teatro / Ferreira / Vergílio / Estreia / José / Carretas / domingo
Entidades
Vergílio Ferreira Estreia / José Carretas / Vergílio Ferreira / Memórias / Fernando Landeira
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Edição em versão mais curta e organizada com metade do orçamento...
Festival Y a partir de sexta-feira...