NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Salas do Castelo abrem

2009-09-23

00:00    00:00

Prometidas há quase um ano.
Quem visita Belmonte tem, desde o passado domingo, 20, mais uma oferta museológica: as salas do Castelo de Belmonte. O espaço, agora musealizado, foi inaugurado do passado domingo, tendo ao dispor peças recolhidas aquando das escavações realizadas no Castelo, mas também na Torre de Centum Cellas , Fórnea e Convento de Nossa Senhora da Esperança.

Uma abertura que, contudo, chega quase um ano depois de uma promessa efectuada pela secretária de Estado da Cultura, Paula Santos. Em Outubro de 2008, e perante as reclamações feitas pelo autarca Amândio Melo, esta responsável prometeu que a 1 de Dezembro as salas abririam ao público. Não aconteceu. Depois, Março foi o prazo apontado pela autarquia. Mas também não se cumpriu. Abrem agora com quase um ano de atraso em relação às promessas governamentais e com mais de meia dúzia de anos de atraso. É que já em Outubro do ano passado, o presidente da Câmara, Amândio Melo, disponibilizou-se para em parceria com a Direcção Regional de Cultura do Centro, conseguir abrir as portas aos visitantes. E Paula Santos, apresentou então um prazo de dois meses para colocar a infra-estrutura a funcionar. Que não se concretizou.

Segundo a Câmara, as obras de reabilitação da Torre de Menagem e edifício oitocentista adjacente, que contempla salas de exposição, ocorreram entre 92 e 95. De aí para cá, a luta para que ali surgisse mais um museu foi grande e, cerca de 14 anos depois, cumpriu-se o desejo.

Um tema que foi objecto de análise na última reunião do executivo, com Jorge Amaro, vereador do MPB, a lembrar os atrasos nesta abertura e a perguntar se esta cerimónia não teria fins eleitoralistas. Mas Amândio Melo declinou essa acusação, dizendo que quem marcou a inauguração foi a Direcção Regional de Cultura do Centro.



Autor
João Alves

Categoria
Local Belmonte

Palavras-Chave
Belmonte / Castelo / Prometidas / passado / Salas / Cultura / domingo / Amândio / Melo / quase

Entidades
Paula Santos / Amândio Melo / Jorge Amaro / Direcção Regional de Cultura do Centro / Câmara

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Varandas novas sobre o Zêzere

Obras já arrancaram...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL