Obras do Espaço das Idades arrancam segunda-feira

2014-05-02

Garantia de Vítor Pereira.

"Algumas questões burocráticas impediram o arranque as obras, que começam na próxima segunda-feira". Foi esta a explicação, e a garantia deixada pelo presidente da Câmara da Covilhã, na passada segunda-feira, na Assembleia Municipal, aos deputados do PSD que mostraram preocupação pelo facto do Espaço das Idades ainda não estar a funcionar no seu novo local, o piso inferior do Centro Comercial do Sporting.
O PSD lembrou que a reabertura do espaço foi aprovada no final do ano passado, prevendo-se o arranque das actividades em Janeiro último, mas que tal não se verificou. Na resposta, o autarca covilhanense aludiu a questões burocráticas e apontou a próxima segunda-feira como data para o arranque de obras no local. "A intervenção será de 60 dias. Por isso, estará à disposição dos idosos ainda antes do Verão" assegura o autarca.
Recorde-se que no final do ano passado, a Câmara, em reunião do executivo, aprovou o funcionamento do Centro Intergeracional de Actividades, nova designação do Espaço das Idades, no Centro Comercial Sporting. A autarquia alugou alguns dos espaços que ali haviam, mas na altura, o vereador eleito pela CDU, José Pinto, propôs a utilização do rés-do-chão da Escola São Silvestre, agora com seis turmas a funcionar, menos que o habitual, para acolher o Espaço das Idades, sem os custos da renda e proporcionando uma maior proximidade entre seniores e as crianças. Para José Pinto a renda mensal de 4300 euros era "um valor bastante grande para o momento que a Câmara vive". Mas Vítor Pereira rejeitou essa possibilidade por entender que o local não tinha as acessibilidades adequadas e por recear que se "desvirtue". " Está vocacionado para ser uma escola. Podia haver um desvirtuamento do edifício, que não está devoluto", justificava.
Já o vereador do PSD, Joaquim Matias, lembrava que havia falta de estacionamento no centro da cidade e dizia que, "pelo mesmo preço conseguíamos o Espaço das ANIL [antigos SMAS], onde podíamos ter as oficinas, espaço para estacionamento e é próximo das escolas".

João Alves

Espaço / Idades / segunda-feira / PSD / Centro / Garantia / Câmara / arranque / Sporting / Comercial

Vítor Pereira / José Pinto / Joaquim Matias / PSD / Câmara