No sábado.
A Câmara Municipal da Covilhã inaugura no próximo sábado, 14, a partir das 16 horas, em Peraboa, o Museu do Queijo, bem como a sede da Junta de Freguesia local. Uma inauguração que chega cerca de 15 dias depois do inicialmente previsto, já que tudo apontava (como o NC chegou a anunciar) que esta inauguração ocorresse no passado dia 1, Dia do Trabalhador.
Após alguns adiamentos, a obra está concluída. Em Julho de 2009, com os trabalhos em curso, esperava-se que o Museu do Queijo, tal como as restantes empreitadas, fossem inaugurados em Agosto desse ano, o que acabou por não se verificar. Já na altura o presidente da Junta, José Nascimento, lamentava os atrasos em relação ao cronograma inicialmente previsto, devido à falta de cobertura financeira e à expropriação de uma das casas onde foi construído o centro de interpretação. Ultrapassados esses problemas também não foi possível o espaço entrar em funcionamento em Agosto de 2009, como se previa, e foram apontadas novas datas, primeiro 1 de Maio de 2010 e depois Setembro. Tal não sucedeu porque se verificou a necessidade de fazer alterações no interior quer a nível arquitectónico, quer no que toca à substituição de painéis.
Já a primeira fase, destinada ao restaurante, há muito que se encontra concluída, com financiamento do programa Leader. Trata-se de uma antiga casa brasonada, ao lado da unidade museológica, com história para a aldeia. Foi aqui que moraram no século XVIII os engenheiros que conceberam a Sé da Guarda, na altura em que trabalhavam em construções religiosas em Peraboa. O projecto é da autoria de Miguel Correia, o responsável pela recuperação da Moagem do Fundão. Uma área de degustação, uma loja, uma sala de utensílios, a sala multimédia, a zona de exposições e o restaurante com dois pisos, e capacidade para 60 pessoas, fazem parte do Museu do Queijo de Peraboa, que integrará a rota turística da região. No espaço será possível acompanhar todo o processo de produção, desde a ordenha até estar pronto a comer.
Segundo a Câmara da Covilhã, este é um museu "único na região" que vai permitir conhecer "o processo de fabrico de um dos melhores queijos do mundo, iguaria apreciada e reconhecida internacionalmente, tanto a nível turístico como gastronómico." Numa área bruta de 634 metros quadrados, o Museu do Queijo representa, segundo a autarquia, um investimento superior a 500 mil euros. O novo espaço terá dois trajectos paralelos - um museológico e um gastronómico – o que irá permitir diferentes experiências sensoriais aos visitantes. Área de recepção/informação, salas temáticas, projecção 2D e 3D, jogos interactivos, jardim interior, sala de degustação e loja com diversas recriações de momentos que se vivem no campo [tosquia, ordenha, outros]. "Através de um percurso real e multimédia, integrado num edifício de ferro, madeira e pedra, reconstruído pelo Município da Covilhã, o visitante poderá conhecer o meio e o ambiente que envolvem a arte e o processo de fabrico artesanal do Queijo da Serra, bem como as técnicas e os utensílios utilizados ao longo dos tempos para confeccionar esta iguaria" afirma a autarquia. No Museu é ainda possível conhecer as características do Queijo de ovelha kosher, produzido em Peraboa segundo os preceitos da religião judaica.
Nova sede da Junta com correios e jardim-de-infância
No mesmo dia, a autarquia inaugura a nova sede da Junta. Uma obra que engloba a sede da Junta, o posto de correios e o jardim-de-infância e que está avaliada em mais de 342 mil euros e contempla elevador, postos de atendimento, salas de reunião, sala multiusos e da Assembleia, jardim-de-infância com refeitório, balneários, sala polivalente, logradouro, entre outras valências. "Trata-se de um conjunto de investimentos superior a 870 mil euros que vem engrandecer a freguesia de Peraboa e o concelho da Covilhã" afirma a Câmara. O novo edifício da Junta está na rua principal da terra, resultado da recuperação da antiga Casa Paroquial, que se encontrava em ruínas. As obras começaram em Junho de 2009. As actuais instalações vão acolher a extensão de saúde, a funcionar no centro de dia. O resto do edifício ficará disponível para as colectividades da freguesia e o actual salão de festas será melhorado.
Autor
João Alves
Palavras-Chave
Queijo / Museu / Peraboa / Junta / sábado / Municipal / Covilhã / sala / Câmara / sede
Entidades
José Nascimento / Setembro / Miguel Correia / NC / Junta
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Na zona da ANIL...
Projecto da autarquia avaliado em 700 mil euros...