NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Vem aí o Jardim das Artes

2012-09-26

00:00    00:00

Na zona da ANIL.

As obras do Jardim das Artes, no espaço para onde estava destinado o Centro de Artes, que nunca chegou a ser construído, começam "em breve", garantiu o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Carlos Pinto, na assembleia municipal da passada sexta-feira, 21, questionado sobre o assunto por Pedro Leitão, do PS.
"Em breve serão lançadas as infra-estruturas de electricidade, rega por aspersão e caminhos", adiantou Carlos Pinto, realçando que a arborização não deverá ser feita no próximo ano. "Tenho dúvidas que a plantação seja feita ainda neste mandato, mas está a porta aberta e estão as linhas definidas para que, em 2014 possa ser concluído", acrescentou.
Segundo o edil trata-se de um percurso pedonal com 840 metros e uma mancha verde. Se fosse feito por concurso, salienta o presidente do município, teria um custo a rondar um milhão e 200 mil euros. "Como estamos em tempos de vacas magras, vamos ver como vamos lá chegar", referiu. A solução passa por fazer a intervenção em parcelas. Na elaboração do projecto, cujo estudo prévio esteve a cargo de uma faculdade de arquitectura, foi tida em conta a opção por reduzir ao mínimo indispensável os muros, para diminuir os custos.
Dentro da zona verde ficará ainda um Jardim das Esculturas, com "três ou quatro peças" da arquitecta paisagista Cristina Castel-Branco.
O novo espaço verde da cidade vai nascer na zona de expansão da cidade, para o espaço de dez mil metros quadrados onde há dez anos a autarquia tinha projectado o Centro de Artes da Covilhã, sala de espectáculos com um auditório de 800 lugares, palcos mecanizados, galeria de exposições, duas salas de cinema, equipamentos para diversos espectáculos e um restaurante. Mas o investimento nunca se concretizou.
No local foi instalado um campo de jogos pré-fabricado, agora retirado, o que levou Pedro leitão a questionar sobre os prazos previstos para o jardim e sublinhando que a ausência dos equipamentos representam um "prejuízo na qualidade de vida" de quem reside na área.



Autor
Ana Ribeiro Rodrigues

Categoria
Local Covilhã

Palavras-Chave
Municipal / Pinto / Carlos / Artes / ANIL / Câmara / Jardim / Covilhã / começam / Centro

Entidades
Carlos Pinto / Pedro Leitão / Cristina Castel-Branco / Pedro / PS

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Novo Teatro-Cine mostrado em Outubro

No dia da assinatura da escritura...

PT no aeródromo

Centro de dados já tem localização...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL